Fonte: richard-emrede@bol.com.br

O Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), dará início no próximo dia 29, ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que tem como objetivo melhorar o desempenho das instituições de microcrédito produtivo orientado, ampliar seu alcance social e reduzir os custos operacionais. O plano será desenvolvido em todo país, em diferentes estados. Até o fim deste ano serão desenvolvidas oficinas temáticas, realizadas por equipes ligadas diretamente ao microcrédito no Brasil e qualificadas tecnicamente. Além das oficinas, o PDI produzirá publicações que estarão disponíveis nas instituições para uso contínuo pelas instituições.

O público alvo das oficinas são profissionais e dirigentes de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), de coperativas de crédito e instituições habilitadas no PNMPO. Todas devem operar o microcrédito produtivo orientado por meio da metodologia baseada no relacionamento direto com os empreendedores, no local onde é executada a atividade econômica de microcrédito. Os participantes terão informação atualizada do funcionamento do setor e o diagnóstico dos principais desafios enfrentados. Serão disponibilizados dados sobre o atual marco regulatório, o que facilitará a identificação de pontos que mereçam novas evoluções. A padronização do Plano de Contas e a elaboração de indicadores estabelece critérios contábeis e operacionais semelhantes. Estes procedimentos permitem comparar resultados, fortalecem a transparência e a governança das instituições, além de facilitarem a análise e o relacionamento com instituições financiadoras nacionais e internacionais.

“O plano de contas padronizado das OSCIP de microcrédito é uma das estratégias fundamentais para a estruturação do segmento de microfinanças. Um segmento que é constituído também por outras instituições como as cooperativas de crédito que já possuem um plano de contas padronizado e estrutura reguladas pelo Banco Central”, explica o coordenador do PNMPO, Almir da Costa Pereira.

A primeira oficina ocorrerá nos dias 29 e 30 de agosto em Brasília onde participarão as mesmas pessoas que estiveram do Seminário do PNMPO, realizado em setembro de 2006, em que o plano de contas padronizado foi formulado consensualmente para uso das OSCIPs de microcrédito. Ainda serão realizadas outras três oficinas do mesmo tema. Serão cadastrados novos participantes, o que dará oportunidade a outras instituições habilitadas no PNMPO.