Fonte: lidayse@hotmail.com

O concurso, dirigido para estudantes, profissionais de design, arquitetura, artesãos e profissões afins, é promovido pela cooperativa Manguezarte, criada pela ONG Guardiões do Mar. A ONG realiza há 10 anos trabalhos Educação Ambiental e Geração de renda em São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e diversos municípios do entorno da Baía de Guabanara, região metropolitana do Rio, além de participar de fóruns e seminários, disseminando seu trabalho em diversos estados brasileiros. A guardiões beneficia hoje com seus programas de Educação Ambiental e Geração de Renda 220 famílias.No próximo ano 470 famílias serão atendidas. A meta é ampliar e fortalecer a rede Economia Solidária em todo país, dentro do princípio de Educação Ambiental e geração de Renda.

Com o concurso, a Guardiões do Mar e a Manguezarte esperam dar oportunidade a profissionais e estudantes, e estimular a criação de novos produtos para a Cooperativa. “Com mais este trabalho, a Guardiões do Mar estará dando uma chance para esses profissionais e estudantes para que possam também conhecer um novo tipo de mercado. Eles entenderão que além de ajudar a retirar definitivamente o lixo impactante do ambiente, com a utilização desse material em artesanato ou moda, ao mesmo tempo estarão colaborando para geração de emprego e renda para muitas famílias. É uma forma de poder trabalhar com produtos ecologicamente corretos e abrir novas frentes de trabalho dentro deste universo que a cada dia se consolida mais, e um dos grandes focos da Guardiões do Mar, que é a economia solidária” explica Pedro Belga, Presidente da ONG Guardiões do Mar.

Os candidatos inscritos deverão apresentar seus trabalhos até o dia primeiro de outubro.Os projetos podem ser apresentados individualmente ou no máximo grupo de 03 pessoas.Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 2605-8016. O regulamento do concurso também pode ser visto no site www.manguezarte.com.br/regulamento.pdf

Sobre a Guardiões do Mar

A Guardiões do Mar não tem fins lucrativos e já realiza trabalhos de Educação Ambiental e geração de renda no município de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, há nove anos. Neste período já atendeu cerca de 15 mil pessoas em diversas comunidades carentes do município.A partir do trabalho de Educação Ambiental na Ilha de Itaoca, feito com mulheres de pescadores a Ong ajudou a criar e administrar a primeira Cooperativa, a Manguezarte. Hoje 28 mulheres vivem da venda dos produtos artesanais que aprenderam a fazer com o lixo retirado do próprio mangue, e chegam a lucrar cerca de R$ 600,00 com a venda de materiais como cachepôs, jarros, caixas de presentes, porta retratos e outros produtos, a sua maioria feitos em mosaico ecológico.

Além da Cooperativas Manguezarte a ONG criou ajuda a administrar as Cooperativas Modelarte que também trabalha com moda e artesanato a partir de resíduos sólidos e o programa Re-Cooperar de reciclagem de lixo que já criou uma cooperativa de reciclagem no município de São Gonçalo. Hoje essa cooperativa criada há menos de um ano já conta com 40 catadores de lixo.O objetivo é que 150 catadores de lixo sejam beneficiados com o programa com a criação de mais duas cooperativas de reciclagem de lixo nos municípios de Niterói e Itaboraí.Cada catador já recebe hoje pelo Re-Cooperar, em média um salário mínimo já descontado INSS.Todos os projetos tem o patrocínio da Petrobras.Os novos produtos serão vendido em feiras e exposições que a Manguezarte possa participar,além de serem comercializados junto a empresas que trabalham com brindes sociais.