Fonte: rede_agenda21_paulista@yahoogrupos.com.br

Pais, alunos, professores e moradores participando de oficinas, palestras e teatro sobre reciclagem e cuidados com o planeta. A escola funcionando como um pólo de difusão ambiental. É com esse planejamento que a Prefeitura de Diadema iniciou na quarta-feira, dia 15 de agosto, o projeto “Meu Ambiente, Diadema cuidando do planeta”, que ampliará as ações já implementadas no município com foco na questão ambiental e de qualidade de vida. Como exemplo, destaque para o ‘Vida Limpa’, programa de reciclagem do lixo, o primeiro no país a remunerar os catadores de coleta seletiva.

Desenvolvido em etapas, a ação do projeto será sempre feita em duas escolas por semana. As primeiras unidades serão União e Serraria, no dia 15, com início às 14h. Num primeiro momento são feitas reuniões preparatórias junto à coordenação da escola, professores, conselho escolar e lideranças comunitárias. A proposta é sensibilizar a comunidade para a questão ambiental e estimular a participação nas atividades.

Na seqüência serão realizados os serviços de poda, roçada, limpeza e reparos na rede de água e esgoto na escola municipal participante do projeto. Feito isso, o ‘Meu Ambiente’ inicia as atividades educativas com alunos e professores durante seis dias.

Nesse período, a Secretaria de Meio Ambiente ensinará a plantar e cuidar de árvores, a fazer coleta do lixo reciclável e o recolhimento de óleo de cozinha usado. A Companhia de Saneamento de Diadema – Saned – apresentará um teatro de fantoches estimulando, de forma lúdica, o uso racional da água. Já a Secretaria de Defesa Social fará campanha pela troca de armas de brinquedo ou desenhos por revistas e gibis. E o projeto Juventude Viva trabalhará com a prevenção ao alcoolismo na adolescência.

No sétimo dia das atividades, que será sempre uma quarta-feira, a prefeitura abre as portas da escola para familiares e comunidade participarem de oficinas, exposições e orientações voltadas à saúde bucal (prevenção de câncer na boca), prevenção de dengue, combate aos ratos, além de informações sobre o reaproveitamento de alimentos e o programa de Qualidade do Ar – PROAR. O prefeito José de Filippi Júnior participará do evento, que terá ainda o plantio de árvores e a distribuição de mudas para os presentes.

Confira o calendário dos próximos eventos

22 de agosto

Escola Municipal Tiradentes – rua dos Botucudos, 395

Escola Municipal Inamar – rua Veja, 198

29 de agosto

Escola Municipal Annete Melchioretto – rua Manoel Mota, 20

Escola Municipal Hercília Alves da Silva Ribeiro – rua Bituva, 40