Fonte: Secretaria Executiva do FBES

Aconteceu no último final de semana, de 17 a 19 de agosto, em Florianópolis, Santa Catarina, o Seminário Sul de Preparação rumo à IV Plenária Nacional de Economia Solidária. O evento reuniu as/os representantes dos três estados que integram a Coordenação Nacional do FBES. Foram três dias de intensos debates, além de uma avaliação feita pela região sobre o processo de mobilização rumo à Plenária Nacional, desencadeado em setembro 2006, e a retirada de uma agenda de ações, que se concretizará com a realização das plenárias regionais e estaduais. Foram discutidas e problematizadas questões em torno das temáticas Formação em economia solidária; Finanças Solidárias; Produção Comercialização e Consumo; Marco Legal e o eixo agregador da IV Plenária “Economia Solidária e Desenvolvimento”.

O próximo seminário acontece na região Centro-Oeste, na cidade de Campo Grande, seguidos pelos seminários da região nordeste, 31 de agosto a 02 de setembro, em Catente (PE) e, por último, o seminário da região norte que será realizado na cidade de Manaus (AM) entre os dias 04 e 06 de setembro.

Os seminários reginais integram a terceira fase rumo à Plenária Nacional, chamada de “Caravana Rumo à IV Plenária Nacional de ES”. Trata-se de 5 Seminários Regionais com a participação dos/das representantes da Coordenação Nacional do FBES (em torno de 3 por estado) e da pessoa ponte, que é responsável pela comunicação entre a Comissão Organizadora Nacional da Plenária e a Comissão Organizadora Estadual. Estes seminários estão sendo momentos de estudo e aprofundamento para preparar os/as representantes estaduais em seu papel de mobilização e orientações nos debates dentro do estado.

A quarta e última fase consistirá na realização das atividades preparatórias às Plenárias Estaduais e na realização das Plenárias Estaduais, que culminarão na IV Plenária Nacional de Economia Solidária marcada para março de 2008 em Brasília.