Fonte: ctlbrooklin@gmail.com

Resgatar velhos hábitos, ainda que por motivos diferentes, tem se tornado freqüente nos tempos de hoje. Nossos avós tinham o costume de fechar torneiras, apagar luzes e utilizar sacolas de pano. Esses cuidados eram motivados, em grande parte, para economia de recursos financeiros. Hoje esses hábitos estão sendo retomados por nós por um objetivo muito mais amplo: preservar os recursos naturais e o planeta em que vivemos para as futuras gerações.

A Prefeitura de São Paulo lança, no fim de agosto, uma campanha para minimizar o uso de sacolas plásticas na Cidade, ao mesmo tempo que estuda possíveis medidas legais para promover a substituição gradual das sacolas de plástico por material biodegradável. Os modelos de sacolas de pano foram criados especialmente para a campanha e poderão ser usados por todos os segmentos interessados. A intenção é substituir o uso de sacolas e sacos plásticos em supermercados, livrarias, padarias, lojas e outros estabelecimentos por bolsas próprias ou carrinhos, minimizando o descarte deste material na natureza.

A adesão à campanha poderá ocorrer de variadas maneiras, desde a adoção de medidas específicas, adequadas ao segmento ao qual a empresa/instituição pertence, até a produção de sacolas de pano. O design das sacolas é cedido gratuitamente pela Secretaria do Verde, bastando ao interessado aplicar também os logos da Secretaria e do Comitê de Mudanças Climáticas ao confeccionar as sacolas. Os interessados podem também participar do desenvolvimento do material de divulgação da campanha e auxiliar na reprodução do material em larga escala. A doação de modelos de sacola também é possível.

Material informativo

A Prefeitura, através da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, disponibilizará material informativo sobre as ações que já são realizadas em outros locais do País e do mundo, sendo que algumas dessas boas práticas poderão ser adotadas no âmbito da Cidade. Além disso, promoverá a divulgação das ações e dos eventos desenvolvidos pelos parceiros no âmbito da campanha, mantendo banco permanente de informações. Os parceiros, por sua vez, deverão criar ferramentas e iniciativas que promovam e/ou estimulem a minimização do uso de sacolas plásticas e embalagens descartáveis, além de orientar e estimular os clientes nesse sentido por meio de ações e campanhas.

Os interessados em participar da campanha deverão entrar em contato pelos telefones 3372-2211/2232 ou enviar e-mail para svma_imprensa@prefeitura.sp.gov.br.