Fonte: www.agenciabrasil.gov.br

Formar cidadã/os para o desenvolvimento de iniciativas de economia solidária é a proposta que está sendo desenvolvida pelo Projeto Casa Brasil, em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes). A idéia é promover cursos de capacitação a fim de colaborar com o desenvolvimento das comunidades nos municípios onde há unidades do Casa Brasil.

Os cursos serão compostos por um encontro presencial, aulas a distância, um conjunto de oficinas e a comunidade prática, “que é uma comunidade virtual onde as pessoas se encontram para discutir, trocar experiências, fazer relatos do que aconteceu, das dificuldades, enfim, todo tipo de prática relacionada à economia solidária”, explica Ana Cristina Moreira, coordenadora de Capacitação do Casa Brasil.

Segundo ela, as pessoas que participarem do programa de formação devem voltar para suas comunidades e multiplicar os conhecimentos adquiridos. “A gente está tentando fazer assim: formação, discussão e oferecer ferramentas para que as pessoas se organizem”. O trabalho nas unidades, após a capacitação, vai ser feito por meio de um “plano de intervenção na realidade” que inclui, entre outras coisas, o diagnóstico da comunidade no que diz respeito a iniciativas de economia solidária existentes. “Esse plano inclui formação de grupos de trabalho, planejamento de formações, oficinas, cursos, lá nas unidades”, diz.

A coordenadora acrescenta que, apesar de o Casa Brasil ser um projeto de inclusão digital do governo federal, os seus objetivos se cruzam com os objetivos da economia solidária. “A economia solidária se baseia em práticas solidárias de produção, comercialização e distribuição de produtos, mas são práticas que além de valorizar a rede social que está envolvida em alguma iniciativa de economia solidária, valorizam, por exemplo, o consumo sustentável de recursos naturais, a preservação do meio ambiente, questões de diversidade, de gênero e todos esses fatores estão explicitados como objetivos do Projeto Casa Brasil também”.

Vão participar da formação bolsistas do Casa Brasil, pessoas da comunidade e agentes da Secretaria de Economia Solidária. O primeiro encontro presencial começa hoje (3) em Brasília e vai até terça-feira (7). Os próximos encontros serão no Rio de Janeiro (RJ), João Pessoa (PB), Manaus (AM) e Curitiba (PR).

Módulos

Módulo I: As Relações Sociais de Produção Capitalista – 8 horas O objetivo é contribuir para desmistificar o entendimento sobre a realidade social estabelecida pelas relações capitalistas e demonstrar limites e potencialidades para o fortalecimento da economia solidária no Brasil.

Módulo II: Introdução a Economia Popular e Solidária – 8 horas Tem por objetivo ampliar a compreensão das propostas de Economia Solidária, de acordo com seus conceitos e princípios, diferentes tipos de empreendimentos, formas de organização jurídica e organização política.

Módulo III: Estratégias de Organização Econômica – 8 horas Pretende provocar uma reflexão sobre as ações e estratégias potencializadoras que estão colocadas como desafios para o movimento de economia solidária.

Módulo IV: Desenvolvimento Local e Sustentável – 4 horas Em tempos de globalização, a Economia solidária se apresenta como uma possibilidade de afirmação do local como uma resposta à exclusão social e à integração não-subordinada, emancipada, consciente e sustentável. Este módulo aborda o papel da economia solidária para o desenvolvimento local.

Módulo V: A intersetorialidade da Economia Solidária – 2 horas Tem por objetivo refletir sobre o movimento de economia solidária como forma de organização e resistência da classe trabalhadora, e também como estratégia concreta de emancipação, com respeito às identidades, construindo um desenvolvimento econômico com preservação ambiental e democratizando as tecnologias de forma que todos os indivíduos sejam capazes de reproduzir suas existências.

Módulo VI: Políticas Públicas de economia solidária – 2 horas Este módulo pretende contribuir para uma reflexão sobre a incidência do movimento da economia solidária nas diretrizes programáticas de várias organizações políticas que, uma vez assumindo a gestão do Estado, passam a implementar uma série de políticas de apoio à geração de trabalho e renda a partir da lógica da economia solidária. Trabalha também com o conjunto de políticas públicas que vem sendo desenvolvidas em apoio a economia solidária.