Fonte: www.gazetaderibeirao.com.br

Inaugurada loja de economia solidária rua Lafaiete, 2102, na Vila Seixas em Ribeirão Preto, São Paulo. O local recebeu o nome de Sol da Vila e abriga o Carpe (Cooperativa de Artesão de Ribeirão Preto), que trabalha e obtém uma parte de seu sustento alí. Muitas mulheres passaram pela cooperativa, mas hoje cinco estão administrando o Carpe. Os trabalhos produzidos são comercializados a preços populares. Bolsas, toalhas, bordados, tecidos, acessórios femininos e artigos decorativos compõem a gama de produtos vendidos no local.

O projeto surgiu em 2004 através do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Erineu Luiz de Moraes, formado por um núcleo de multiprofissionais, contituido por advogados, psicólogos e arquitetos. São seis associados e diversos colaboradores.

Um dos objetivos da formação era promover o trabalho social no Parque Industrial Avelino Palma, em Ribeirão Preto, influenciado pelo padre Chico, pároco da igreja Santa Terezinha.

“Ele nos disse sobre a importância de se trabalhar naquela comunidade. Começamos a fazer um levantamento das casas da região. Nessa pesquisa descobrimos que em um grande número das casas, a mulher era chefe de família e muitas tinham vontade e habilidade de trabalhar com artesanato”, disse Marina Naxara Poli, integrante do projeto.

O grupo passou a ministrar então, todas as sextas-feiras, oficinas de artesanato com essas mulheres. Lá, elas trocavam experiências e idéias. O grupo foi se consolidando e as próprias mulheres perceberam uma forma de gerar renda com aquilo que produziam, o que ocasionou no surgimento da cooperativa de artesãs. Na cooperativa, as próprias mulheres que administram o seu funcionamento com orientações do núcleo multiprofissional e por estudantes estagiários na área de administração.

O Carpe foi crescendo e o centro resolveu alugar uma casa para tornar-la um centro de produção e de venda dos produtos.

A idéia do projeto se baseia no conceito da economia solidária. “A economia solidária é uma alternativa a economia capitalista. O grupo já exportou trabalho até para a Holanda, o que incentivou as mulheres envolvidas no trabalho a acreditarem nesse projeto”, disse Marina Naxara.

Maria dos Anjos da Silva está desde a fundação do grupo. “Muitas mulheres já passaram pelo projeto. Hoje, são cinco que estão envolvidas. Trabalhamos das 8h às 17h, o que gera uma renda de aproximadamente R$ 50 por mês”, disse Maria dos anjos.

“Tivemos muitos gastos com a fundação da loja, mas queremos poder tirar um dinheiro maior todo mês para podermos trabalhar unicamente com isso”, disse a artesã Josiana Gomes Alves. “Esperamos crescer muito ainda. Já chegamos a tirar R$ 100 por mês, quando exportávamos para a Holanda”, disse outra artesã do Carpe Edileusa Maria de Castro.

Endereço da loja:

Loja Sol da Vila. Rua Lafaiete, 2102, Vila Seixas, Ribeirão Preto. Informações: (16) 3024-1890.