Fonte: www.unicafes.org.br

A Unicafes promoverá no período de 7 a 9 de agosto de 2007, o III Encontro Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária, que será realizado no ParlaMundi em Brasília. O objetivo principal do encontro é a promoção do desenvolvimento rural sustentável no Brasil por meio de debates, seminários e painéis. Durante o encontro, serão apresentadas ações de fomento ao cooperativismo junto ao Governo Federal.

O evento contará com a presença de mais de 350 agricultores, de deputados, representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Trabalho e Emprego (MTE), do Sebrae e das organizações ligadas ao movimento agrário, de cooperativas familiares e economia solidária. Entre eles, o secretário da Secretaria do Desenvolvimento Territorial (MDA/SDT), Humberto Oliveira, o deputado federal Assis Miguel do Couto, o presidente do Banco do Brasil, Lima Neto, entre outros.

O III Encontro Nacional da Unicafes está voltado para o debate e a construção de propostas de dinamização econômica das cooperativas. A programação do evento busca propiciar a construção de uma agenda de propostas para o fortalecimento das cadeias produtivas e a inserção dos produtos da agricultura familiar nos diversos espaços de comercialização. Teremos um painel específico com experiências internacionais sobre o mercado justo e as perspectivas da agricultura familiar neste mercado. Ainda, na programação teremos seminários sobre o crédito solidário e a assistência técnica e extensão rural.

PROGRAMAÇÃO

7 de agosto de 2007

*9h – 12h Credenciamento

*14h – 15h Mesa de Abertura

*15h -17h30 Painel 1 – Dinamização das Cadeias Produtivas e Mercados para geração de renda na agricultura familiar.

Adoniran Sanches – Secretário do MDA/SAF Silvio Porto – Conab Gervásio Plucinsk – Unicafes Representantes da Contag e da Fetraf

8 de agosto de 2007

*8h30 – 8h45 Abertura dos trabalhos do dia

*8h45 – 17h30 Oficinas Temáticas – Organização e integração das cadeias produtivas (café, leite, artesanato, fruticultura, mandioca e mel).

– Seminário Ancosol – Crédito Solidário: serão realizados debates com as participações de representantes do Banco do Brasil, BNDES, SDT, MTE e Sebrae. – Seminário Assistência Técnica e Extensão Rural

9 de agosto de 2007

*8h30 – 10h30 Apresentação dos trabalhos das oficinas e seminários

*10h30 – 12h Painel 2 – Integração dos ramos cooperativos crédito, produção, comercialização, assistência técnica/extensão rural e territórios rurais para o fortalecimento do cooperativismo.

Humberto Oliveira – Secretário do MDA/SDT Vanderley Ziger – Ancosol Naidison Quintella – MOC/ASA

*13h30 – 14h30 Painel 3 – Cooperativismo de Crédito, Agricultura Familiar e Economia Solidária no Brasil.

Lima Neto – Presidente do Banco do Brasil

*14h30 – 16h30 Painel Internacional Mercado Justo: Perspectiva para a agricultura familiar.

Entidades: Cooperativa Sem Fronteiras, Faces, Visão Mundial, Sebrae Nacional, Oxfam e Assessoria Internacional e de Promoção Comercial do MDA.

Local do evento:

III Encontro Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária De 7 a 9 de agosto de 2007, auditório do Parlamundi localizado na SGAS 915 – 1º andar – LBV