Fonte: www.adital.com.br

Da palha de carnaúba, típica do Ceará, artesãos e artesãs de diferentes grupos das redondezas da região do Mucuripe, em Fortaleza (CE), estão tirando o sustento da família. O que antes era um conjunto de trabalhadores e trabalhadoras informais, há três anos ganhou a forma de cooperativa. As vendas, anteriormente feitas de porta em porta, ganharam proporções maiores e, hoje, chegam às grandes empresas portando o selo da Cooperativa Arte e Costura.

Com o apoio da Petrobras, mães de família desempregadas do Grande Mucuripe se organizaram e fundaram a cooperativa que, hoje, conta com a participação de 28 artesãs. O empreendimento facilitou a vida de mães que não conseguiam se adaptar aos empregos por não terem como conciliar o dia-a-dia do trabalho com a vida de dona-de-casa.

“Agora a gente tem algo para fazer e dá para conciliar com os nossos filhos”, diz Isa Martins Rodrigues, cooperada da Arte e Costura. A artesã conta que já trabalhou em empresas de confecção e em rede hoteleira, mas não conseguiu manter-se no emprego por não ter quem cuidasse das duas filhas adolescentes. Já na cooperativa, Isa trabalha um expediente de quatro horas diárias e o resto do tempo fica em casa dedicando-se às filhas e fazendo trabalhos extras para incrementar a renda de casa.

Em apenas três anos de existência, a cooperativa Arte e Costura tem uma produção média mensal de 2 mil peças. A renda para cada artesã fica em torno de um salário mínimo, dependendo da produção da cada uma. Atualmente, as peças estão sendo vendidas para grandes empresas como a Petrobras (patrocinadora da cooperativa) e Tok Stock. Mas a idéia é aumentar a carta de clientes. É o que afirma a presidente da cooperativa, Edineuza dos Reis.

Segundo ela, a maior dificuldade do empreendimento é conquistar o mercado de trabalho, mas, para isso, a Arte e Costura já conta com uma equipe de promoção de vendas que tenta ganhar novos clientes. Além da participação em eventos, a cooperativa espera expandir para outras empresas as quatro linhas de produtos que trabalha hoje: confecções, acessórios de moda, presentes e brindes corporativos e embalagens personalizadas.