Fonte: barbosa175@yahoo.com.br

O Congresso Nacional de Negras e Negros do Brasil, é uma construção desde 1991, porém recebeu maior ênfase após um acordo entre entidades nacionais em 2001, no Fórum Social Mundial em Porto Alegre. Depois por decisão Congressual do MNU em 2003, e finalmente, sofreu um empurrão fundamental do MN-RJ, a partir de fevereiro de 2006.

Em Janeiro/2007, foi realizada a primeira Assembléia Nacional Organizativa, com dezenas de entidades de 9 estados brasileiros, deliberando uma Coordenação e uma Executiva Nacional para tocar a Construção do mesmo.

Em Junho/2007 realizou a segunda Assembléia Nacional em B. Horizonte-MG, com mais de 300 delegados, de quase duas centenas de entidades, eleitos em Assembléias estaduais em 23 estados brasileiros. Deliberando o regimento do congresso, o tema: “Projeto Político do Povo Negro para o Brasil e Reparações Históricas e Humanitárias em Razão do Escravismo e do Racismo”, e das quatros Assembléias Nacionais a serem realizadas em 11, 12, 13 e 14 de outubro em São Paulo, depois em Porto Alegre-RS, Belém-PA e Salvador-BA até maio de 2008.

Este seminário do dia 16, 17 e 18 de agosto, é parte da preparação para a Assembléia Nacional em outubro. Também haverão Plenárias Municipais, Regionais e as Assembléias Estaduais.

O Congresso de Negras e Negros será, guardadas as proporções, uma espécie de Assembléias Constituinte dos Negros e Negras Brasileiros/as, onde os mesmos, deverão deliberar as suas Referências Políticas para as próximas décadas. Como será o Combate ao Racismo?. Que pais queremos construir para as próximas gerações? Quais nossas principais reivindicações e propostas? Como será a participação do negro na economia, na política, na educação, na segurança, na vida enfim, da nação brasileira? E quais formas de Organização para conquistar nossos objetivos?

Portanto esta é a maior e mais democrática Mobilização organizada e dirigida por Negras e Negros, desde o último Congresso congênere em 1950.

PROGRAMAÇÃO

Dia 16 de agosto

NA UNICAMP – Campus- Cidade Universitária- B.Beraldo Auditório da Biblioteca Central

MANHÃ: 10:00HS- Racismo Institucional; Estatuto da Igualdade Milton Barbosa – Membro fundador do MNU, atualmente é Coordenador Nacional de Relações Internacionais

Rafael Pinto – Sindicalista, Diretor da Afubesp-Associaçã o dos Funcionários do Banespa, e membro da Conen.

Ivair Augusto Alves dos Santos – Professor da UnB, da discicplina pensamento negro Contemporãneo no decanato de Extensão, Assessor Especial da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidencia da República; doutorando da Universidade de Brasilia.

13:00HS AS 14:00 Almoço

TARDE: 14:00HS-Reparaçõ es X Ações Afirmativas Yedo Ferreira – Fundador do MNU, membro ativo da Organização do Congresso de Negr@s, com vários documentos e artigos publicados sobre Projeto Político do Povo Negro para o Brasil e Reparações Históricas e Humanitárias para o Povo negro.

José Roberto Ferreira Militão – advogado civilista, militante do MN contra o racismo. Membro da ´Comissão Especial´ do Instituto de Terras – ITESP, para o reconhecimento e titulação de Terras de Remanescentes de Quilombo/SP (1995/96) e da Comissão ´Fund.Palmares/ Incra: Terras de Quilombos´ (1990/91).

Reginaldo Bispo – Coordenador estadual do MNU-SP, tem publicado vários artigos sobre o Congresso de Negr@s e seu temário. É membro da Comissão de Divulgação do Congresso.

Dia 17 de agosto

NO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE CAMPINAS Rua Dr. Quirino, 560-Centro

NOITE:18:30HS- Racismo Institucional; Estatuto da Igualdade

Maria Luiza Junior – É Bacharel em Comunicação Social pela UnB, ativista negra desde o primeiro grupo de movimento negro na Capital do Brasil, ainda nos meados da década de 1970, militou no CEAB/DF, no MNU/DF e MNU/BA, tendo sido membro da Comissão Executiva Nacional; Foi relatora final da Conferencia Nacional do Negro pela Constituinte, de 1986. É Mestranda em História Social na USP, com a pesquisa sobre o MNU na Bahia de 1978 a 1995

Regina Lucia dos Santos – Geografa, professora, é Coordenadora Estadual de Formação do MNU-SP.

Carlindo Fausto Antonio – Professor , escritor, Núcleo de Negros do PT e Movimento Negro.

Dia 18 de agosto

NO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE CAMPINAS Rua Dr Quirino, 560-Centro

MANHÃ:09:00HS – Projeto Político do Povo negro Para o Brasil

Yedo Ferreira – Fundador do MNU, membro ativo da Organização do Congresso de Negr@s, com vários documentos e artigos publicados sobre Projeto Político do Povo Negro para o Brasil e Reparações Históricas e Humanitárias para o Povo negro.

Edson França – Historiador; Coordenador Geral da Unegro; Membro da Comissão Nacional de Movimentos Sociais do Comitê Central do PC do B; Membro do CNPIR – Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial; Membro da Coordenação Política e Comissão Executiva do CONNEB – Congresso Nacional de Negras e Negros do Brasil; Integrante da CONEN – Coordenação Nacional de Entidades Negras.

Marcio Alexandre M. Gualberto – Coordenador do Coletivo de Entidades Negras – CEN/RJ, Editor do Palavra Sinistra e colunista do Afropress, Integrante de MamaPress – Alemanha

13:00 AS 14:00HS A L M O Ç O

TARDE:14:00- Reparações X Ações Afirmativas; Estatuto da Igualdade:

Ivair Augusto dos Santos – Professor da UnB, da disciplina pensamento negro Contemporâneo no decanato de Extensão, Assessor Especial da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República; doutorando da Universidade de Brasília.

Humberto Adami Santos Jr – Mestre em Direito da Cidade e Urbanismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, ASABB, Diretor da Associação Brasileira dos Advogados Ambientalistas – ABAA, Diretor dos Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro Conselheiro do Instituto Superior da Faculdade Zumbi do Palmares Membro do Instituto Brasileiro dos Advogados – IAB, Presidente do Instituto da Advocacia Racial e Ambiental – IARA,

Ruth Pinheiro – Administradora de Empresas, há 30 anos militando no movimento negro, foi presidente Instituto Palmares de Direitos Humanos(1989-1997), Conselheira e Secretaria Geral do Colymar ( 1997-atual) e Presidente do Centro de Apoio ao Desenvolvimento – CAD; participou como convidada da 1ª Conferência Mundial de Reparação – Nigéria – 1993 e vem divulgando e discutindo o tema.

PROMOÇÃO

MNU-Movimento Negro Unificado STU-Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp SINDICATO DOS METALÚRGICOS de Campinas e Região

APÔIO: PREAC-UNICAMP; SINDIVIGILÂNCIA- CAMPINAS; APEOESP-CAMPINAS; Sindicato da Construção Civil; Sinergia-Campinas; Força da Raça.

INSCRIÇÕES

Email: reginaldobispo_ mnu@yahoo. com.br Fone: 019- 9171-9999 (Bispo), Fone 32894242 (STU) Fone: 019- 37755555 METALÚRGICOS

Inscrição para o Seminário de Preparação do Congresso de Negr@s Campinas dias 16, 17 e 18 de Agosto/2007.