Fonte: www.adital.com.br

O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e a Via Campesina do estado de Goiás realizarão nos dias 11 e 12 de agosto, na cidade de Goiás/GO a I Festa Estadual das Sementes Crioulas. Antes da festa, nos dias 09 e 10 de agosto, acontece o Curso de Formação Camponesa que contará com a participação de 600 pessoas de vários estados. Serão discutidos os temas: Luta Camponesa, Soberania Alimentar e Poder Popular.

O objetivo é divulgar o trabalho de resgate, multiplicação e distribuição das sementes de variedades crioulas realizado no estado de Goiás pelo MPA, a fim de garantir a autonomia na produção de sementes, como contraponto à produção com agrotóxicos e à monopolização das sementes pelas multinacionais. Também mostrar a sociedade que as sementes são patrimônio dos povos e devem estar a serviço da humanidade. Para isso, durante o evento, haverá exposição dos trabalhos em varias tendas espalhadas pela praça da matriz, da cidade de Goiás. Será um momento importante para os visitantes conhecer um pouco do nosso trabalho e da cultura camponesa goiana.

A I Festa Estadual das Sementes Crioulas do estado de Goiás é o resultado de um longo trabalho realizado, principalmente de resgate, multiplicação e distribuição de sementes de variedades crioulas, em especial de milho, produzidas e armazenadas por pequenos agricultores e desenvolvidas pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

Atualmente, o trabalho já envolve cerca de mil famílias camponesas de mais de 20 municípios do Goiás. Em 2007, aproximadamente 200 mil quilos de sementes crioulas serão produzidas até o final do ano, sendo a maioria de milho.

No Curso de Formação Camponesa serão discutidas também estratégias de fortalecimento da luta contra as multinacionais, como a Monsanto (existente no estado), a Syngenta, a Bayer, a Cargil e outras multinacionais do setor que tentam controlar as sementes em todo o planeta. Também se buscara o fortalecimento da luta do MPA na campanha por um Brasil livre de transgênico, com soberania alimentar e poder popular.