Fonte: culturaspopularesbr@yahoogrupos.com.br

A TVE Brasil lançou no último domingo, dia 5 de agosto, às 19h30, o programa Cultura Ponto a Ponto, uma série de 26 episódios que mostrará o universo dos Pontos de Cultura espalhados pelo Brasil. Uma parceria entre a emissora e a Secretaria de Programas e Projetos Culturais, do Ministério da Cultura, sobre o Programa Cultura Viva.

Na primeira edição foi mostrado um panorama geral do Cultura Viva e, do segundo em diante, serão conhecidos os seguintes Pontos de Cultura: o Jongo da Serrinha e o Tá Na Rua, do Rio de Janeiro (RJ); o Coco de Umbigada, de Olinda (PE); a Casa das Três Fases, de Londrina (PR); e o Invenção Brasileira, de Brasília (DF); dentre tantos outros.

A equipe de produção do programa Cultura Ponto a Ponto, formada por quatro profissionais, levou quatro meses para percorrer e filmar 60 Pontos de Cultura em 40 cidades do Brasil. Os programas têm cerca de 26 minutos de duração e as próximas edições serão apresentadas por temas, sempre respeitando a diversidade cultural e regional dos Pontos.

A seleção dos Pontos de Cultura foi uma decisão da TVE Brasil, em função da logística e do orçamento. O trabalho de gravação já foi finalizado e, além do material da equipe, os programas contam com material audiovisual produzido pelos próprios Pontos de Cultura, como o Fábrica do Futuro, o Navegar Amazônia, o Homem do Cariri e o Índio nas Aldeias.

Definido como uma coleção de documentários sobre os Pontos de Cultura, os 26 episódios serão exibidos aos domingos, às 19h30, na TVE Brasil – Canal 2, SKY 94, NET 18 e antenas parabólicas.