Fonte: esp_exe@terenet.com.br

Vereda do Desenvolvimento Sustentável da Comunidade de Canoas: um Projeto Demonstrativo para a Conservação da Mata Atlântica

Em 2006, depois de uma jornada de 15 anos de atuação em Canoas (localidade rural do município de Teresópolis/RJ), o Espaço Compartilharte chega ao século 21 e atinge à adolescência. Nesse percurso, mudança tornou-se uma palavra chave para a instituição, para Canoas e para a população local: a instituição transformou-se, a comunidade cresceu e a população aumentou consideravelmente.

Ultimamente, como parte destas mudanças, a questão ambiental, por afetar diretamente a qualidade de vida da população, vem se tornando cada vez mais um tema dominante nas discussões sobre o futuro da comunidade. Neste sentido, o novo século já chegou com novidades para a região: a implantação do Circuito Turístico Teresópolis/Friburgo (TERE-FRI), em 2001 e a criação, em 2002, do Parque Estadual dos Três Picos (PETP). Situado entre os dois empreendimentos (um econômico e outro ambiental) está o Espaço Compartilharte.

Nesse contexto, em junho 2005, com o apoio do Parque e em parceria com o Circuito TERE-FRI e outras instituições, o Espaço Compartilharte elaborou e apresentou ao Ministério de Meio Ambiente (MMA) o Projeto Vereda do Desenvolvimento Sustentável da Comunidade de Canoas: um Projeto Demonstrativo para a Conservação da Mata Atlântica. Este projeto objetiva aproveitar o potencial turístico local, melhorar a qualidade de vida da comunidade e ser uma referência de desenvolvimento sustentável para a região. Em setembro de 2005 o Projeto foi aprovado pelo MMA e o contrato assinado em fevereiro de 2006.

Assim, para atingir as finalidades do Projeto, o Espaço Compartilharte “abre”, em 2006, a Vereda do Desenvolvimento Sustentável na Comunidade de Canoas. Este novo “caminho” está apoiado em uma inovadora proposta de atuação que busca, ao mesmo tempo, ser: de caráter demonstrativo (replicável), de cunho desenvolvimentista (apoio ao ecoturismo) e conservacionista (apoio à gestão do PETP na conservação da Mata Atlântica, na região).

O Projeto tem a duração de três anos e execução direta do Espaço Compartilharte. Sua área de abrangência é a parte alta da Bacia Hidrográfica do Rio Preto (especificamente a bacia de drenagem do Rio Canoas ou Bengalas e seus afluentes). O Projeto é parcialmente financiado com recursos do MMA (Brasil) e do KfW – Kreditanstalt für Wiederaufbau (Alemanha), através do convênio bilateral Brasil-Alemanha. O público beneficiário e preferencial, mas não exclusivo, são os moradores da comunidade de Canoas (Canoas, Varginha, Socavão e Prata dos Aredes).

Até o momento, decorridos 18 meses de execução, já foram capacitados 23 Agentes de Desenvolvimento Local Sustentável; 127 Empreendedores Sociais – em Empreendedorismo Social, Economia Solidária, Comércio Justo, Plano de Negócios, entre outros. Todos eles estão tendo acompanhamento semanal através de visitas domiciliares, questionários de avaliação e controle da produção e encaminhamentos de soluções para os problemas relacionados com o “negócio” especificamente. Paralelamente, oficinas de cidadania e meio ambiente estão sendo ministradas nas escolas públicas locais e dentro do Centro de Referência em Educação e Desenvolvimento Sustentável, criado dentro do Espaço Compartilharte e que funcionam de domingo a domingo, inclusive nos feriados.

Durante um ano e meio de formação e capacitação, criou-se uma Rede de Empreendedores Locais que redigiu uma Carta de Princípios sócio-éticos-sociais, que está norteando, democraticamente, a evolução do grupo. Neste momento, o grupo decidiu criar um Circuito Turístico, batizado por eles de Circuito Turístico Veredas de Canoas. Dentro de poucos dias, o mapa do Circuito estará impresso e distribuído entre os comunitários que compõem a Rede, como forma de ampliar a visibilidade dos pequenos empreendimentos, gerando renda e a crença que um outro futuro é possível. O Espaço Compartilharte também está finalizando as placas indicativas do Circuito e um livreto com o “cardápio” de cursos, palestras, vídeo-debates, caminhadas em trilhas já abertas e autorizadas para uso público pelo Parque Estadual dos Três Picos.

Para o mês de agosto, se dará o início de capacitações em determinadas áreas específicas de produção e de prestação de serviços, detectadas como necessárias para a melhoria da qualidade dos produtos e dos serviços, tais como condutores de trilhas; sobrevivência na mata; identificação de flora e fauna local; primeiros socorros; reciclagem em pet; reciclagem de jornais e revistas; corte e costura; bordados e resignificação de roupas usadas.

Maiores informações: Mariana Castro Moreira ou Cristina Lydia Contatos: Telefones (21) 2644 6001 – 2644.6177 – 2644.6675 E-mail presidencia@espacocompartilharte.org.br ou secretariaexecutiva@espacocompartilharte.org.br