Fonte: gerente@forumsocialmundial.org.br

Mais de 1.000 organizações e indivíduos já aderiram ao chamado por um dia de mobilização e ação global (em 26 de janeiro de 2008), através do site www.wsf2008.net. Como em 2008 não haverá um evento global do Fórum Social Mundial (FSM), a proposta é que movimentos, redes, organizações realizem uma jornada de mobilizações simultâneas em torno desse dia, em todo o mundo.

O objetivo é mostrar que o FSM é um processo que está vivo nos fóruns locais, nacionais, regionais e temáticos, nas muitas lutas plurais, campanhas, alternativas para um outro mundo que são desenvolvidas em todo o planeta. A data, 26 de janeiro, foi escolhida como forma de manter o confronto com o Fórum Econômico Mundial, encontro da elite neoliberal que acontece sempre em janeiro em Davos, na Suíça.

Como se envolver? O dia de mobilização e ação global será realizado por todas as organizações e movimentos em nível internacional, nacional e local que queiram envolver-se. Cada rede, movimento, organização decidirá como realizar suas próprias ações e definirá seus temas, formatos e como irá articular suas conexões nacionais e internacionais.

Para participar desde já desta mobilização, sua organização deve: – assinar o chamado global (no site www.wsf2008.net) – divulgá-lo ao máximo utilizando seus próprios meios de comunicação (boletins, sites, jornais, programas de rádio, ou redistribuindo em seus mailings o chamado) – organizar suas próprias ações – dar a maior visibilidade possível às ações já planejadas para a semana e o dia 26 de janeiro de 2008 – propor conexões nacionais e internacionais entre ações

Para que o dia de ação e mobilização global seja um sucesso, é preciso que todos e todas divulguem informações, falem com seus contatos, com outros movimentos e organizações de todas as regiões do planeta, participando ativamente do processo de construção concreta das mobilizações em nível local.

Em breve, um site na internet permitirá que cada um/a registre uma ação e construa alianças e coalizões em torno a ela. Servirá também para dar ampla divulgação às ações definidas para a data. Acompanhe o site e os boletins do FSM para mais notícias, bem como o site www.wsf2008.net.