Fonte: www.adital.com.br

Nos dias 28 e 29 de julho, a Rede de Economia Solidária Tacurú realizará uma feira solidária, a partir das 13h, no Parque Espanha, em Buenos Aires, onde estarão expostos os produtos da rede. A variedade de produtos é enorme e vai desde produtos alimentícios até produtos de limpeza e enfeites para casa. A feira conta também com atividades culturais e recreativas para os visitantes.

A Tacurú é um exemplo da força que a redes de economia solidária estão ganhando no mundo inteiro. O projeto funciona como uma ferramenta de organização e discussão coletiva entre produtores e consumidores. A iniciativa surgiu a partir de um grupo de trabalhadores desempregados, autogestores, movimentos camponeses e estudantes que, buscando dar uma resposta ao problema da comercialização de seus produtos e serviços, articularam a criação de uma organização de consumo responsável.

Um dos principais objetivos da Rede é comercializar os produtos e serviços das organizações que a integram. “A Rede não se reduz a isso, mas também aponta para a construção de um projeto político de economia alternativa e transformação social baseada em critérios da economia solidária”, explica a organização. O funcionamento da rede é regido segundo três princípios básicos: trabalho digno e auto-gestor, produção ecológica e elaboração saudável.

Como alternativa para pessoas socialmente excluídas, projetos que têm como base a economia solidária são uma alternativa para a ampliação ou até mesmo criação de renda para famílias, além de funcionar como um meio de inclusão social de milhares de pessoas.

Para mais informações sobre a Rede Tacurú: www.redtacuru.com.ar