Fonte: www.adital.com.br

Mais que geração de renda, o projeto Resgatando Cidadania está oferecendo ferramentas para que mães de crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto Recriando, de Aracaju (Sergipe), consigam recuperar a sua auto-estima e interromper o ciclo da exclusão social em que viviam. Por meio do programa, o Instituto Recriando já beneficiou cerca de 150 famílias de baixa renda.

O projeto surgiu com o intuito de criar oportunidades para a inclusão social das famílias de meninos e meninas inseridos no Recriando Caminhos, projeto de educação complementar, também do Instituto, patrocinado pela Petrobrás. A idéia é qualificar profissionalmente cidadãos que estavam à margem do mercado de trabalho, além de viabilizar um comércio ético e solidário, firmado nos conceitos de cidadania e inclusão social.

Atualmente, o foco do projeto é na formação de artesãs. Os resultados já podem ser vistos nos trabalhos expostos em feiras e encontros. Na última exposição, realizada em Recife, durante o VIII Encontro de Negócios de Artesanato do Nordeste, o público pôde ser surpreendido com os belos trabalhos desenvolvidos com técnicas como o patchwork, amarradinhos de malha e tapeçaria.

Além da elaboração e comercialização dos produtos, as artesãs têm aulas práticas onde aprendem as técnicas artísticas que vão aplicar. Elas têm acesso também a aulas de Relações Humanas, Gestão, Empreendedorismo e a um acompanhamento psicológico. Para a capacitação das mães, o projeto já realizou oficinas de Panificação, Corte e Costura, Reaproveitamento de Alimentos, Horticultura Orgânica, além dos cursos de trabalhos manuais como patchwork, tapeçaria e confecção de velas.

O Instituto Recriando, fundado em 2002, com a denominação Missão da Criança Aracaju, tem como base principal três projetos: Recriando Caminhos, Resgatando Dignidade e Infância em Foco. Através deles, o Instituto desperta talentos e recria trajetórias de vidas de jovens e suas famílias, oferecendo educação, cultura, comunicação e profissionalização para alternativas de geração de renda.

As matérias sobre Economia Solidária são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).