Fonte: www.adital.com.br

Com o objetivo de conscientizar a juventude sobre seu papel na luta pela reforma agrária e na construção de um projeto popular para o Brasil, o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) realizou o VI Curso de Formação sobre a Realidade Brasileira para Jovens do MST, de 15 a 20 de julho, em Fortaleza. O encontro ocorreu na Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus do Pici, e contou com a participação de professores da instituição.

Cinco eixos constituíram o programa do curso: juventude e política agrária; cultura e consumo na reforma agrária; projeto popular para o Brasil, desenvolvimento rural e juventude; a Universidade e juventude do campo; e políticas públicas da juventude. Pela manhã, os jovens participaram de estudos sobre esses temas. À tarde, foram ministradas oficinas sobre arte e cultura na reforma agrária, agroecologia, agronegócio, audiovisual e rádio. À noite, os eventos culturais propiciam a integração dos militantes.

Participaram do curso 300 jovens do MST do Ceará, cinco jovens do Movimento dos Conselhos populares (MCP) e três do Pró-Jovem. “É necessário que a gente discuta essa questão da juventude na organização política, mas não só com a juventude do meio rural, mas também com a juventude urbana. Hoje a gente tem um projeto voltado para a sociedade brasileira. A gente acredita que essa questão da formação tem que ser para as pessoas do campo, mas também para a cidade. Nós nos preocupamos com o rumo que a cidade está levando”, afirma Joice Ramos, da Coordenação Estadual do Ceará do MST.

Segundo Joice, esse curso faz parte de uma formação continuada para a juventude: “Ao sair daqui essa juventude vai dar continuidade ao que foi discutido, participando da organização no seu assentamento, fortalecendo a sua organização política e participando de outros espaços da luta”. Amanhã (20), durante a manhã, haverá uma discussão sobre políticas públicas com a participação do secretário de Cultura do Estado do Ceará, Auto Filho, e com assessor de Políticas Públicas Para a Juventude do Estado do Ceará, Josué Freitas. À tarde, está programado um ato político.