Fonte: www.vermelho.org.br

Com a participação de mais de duas mil pessoas, a Chamada Geral Pela Integração Latino Americana se encerrou no sábado (07) no Centro de Convenções de Curitiba. O evento foi preparatório para o Fórum Social do Mercosul, marcado para janeiro de 2008, na Capital Paranaense.

A abertura do encontro contou com a participação do Governador Roberto Requião e delegações de dez países que representaram os movimentos sociais e populares de todo o Continente.

A opinião corrente no evento é que se deve buscar construir um modelo de desenvolvimento que tenha como base a cooperação entre os países, e que não seja meramente comercial, mas acima de tudo, social, política e cultural.

A participação da Venezuela no Mercosul e a democratização dos meio de comunicação ganharam importante destaque nos debates do Fórum.

Integração

Para o jornalista José Reinaldo Carvalho, Secretário de Relações Internacionais do PCdoB a implantação da ALBA e do Mercosul são experiências que se somam rumo a integração Latino Americana. “As vitórias de Lula (Brasil), Evo Morales (Bolívia), Chaves (Venezuela) Tabaré Vázquez (Uruguai), Nestor Kirchner (Argentina) e Correa (Equador), representam o avanço das forças progressistas do Continente”, disse José Reinaldo.

Emir Sader, cientista político, disse que a Venezuela teve coragem de não renovar a concessão da emissora privada RCTV e investir em uma TV pública. “Os venezuelanos sofreram um golpe de estado em 2002, arquitetado pela imprensa privada. Diante desta problemática interna, a direita brasileira tenta criar uma armadilha para que a Venezuela não integre o Mercosul.” Disse Sader.

Entre as principais deliberações aprovadas no evento destacam-se a criação do banco Sul, a ampliação da Telesur e a criação de uma ampla rede de solidariedade dos movimentos sociais e populares da América Latina. Outro item importante aprovado na plenária foi a defesa da entrada da Venezuela como integrante permanente do Mercosul.

O Fórum Social do Mercosul será realizado nos dias 27,28 e 29 de janeiro de 2008, em Curitiba. Dia 24 de janeiro, também em Curitiba, acontece a edição continental do Fórum Social Mundial.

Por Joel Benin, Presidente do PCdoB de Curitiba e Membro da Coordenação do Fórum Social do Mercosul