Fonte:www.mma.gov.br

O regulamento da III Conferência Nacional do Meio Ambiente (III CNMA) foi aprovado pela Comissão Organizadora Nacional (CON), nesta quarta-feira (18) em Brasília, após debate das sugestões e contribuições apresentadas. Agora, ele será submetido à apreciação da Consultoria Jurídica e do Conselho de Dirigentes do Ministério do Meio Ambiente.

Na abertura do encontro, o secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Hamilton Pereira, destacou a importância da participação social no processo de construção de políticas públicas ambientais. A CNMA é considerada um dos principais fóruns de participação da sociedade nas decisões políticas no ministério.

Durante a reunião, também foram apresentados os novos integrantes da Comissão Nacional. A partir de agora, os ministérios de Relações Exteriores (MRE) e de Ciência e Tecnologia passam a compor a CON. Representante do MRE, o embaixador Sérgio Serra destacou a importância do trabalho desenvolvido em conjunto com o MMA. “Temos todo interesse em acompanhar os desdobramentos da conferência, que tem como tema as mudanças climáticas, pois também vamos extrair elementos para as negociações internacionais”, explica.

Já o representante dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente (CJ) na comissão, Renan Gonçalves, o destacou o empenho dos Coletivos Jovens Estaduais, por meio da Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (RJUMA), para ampliar a participação de jovens nas conferências estaduais. “Queremos aumentar o protagonismo juvenil na CNMA. O tema é urgente e nós temos muito a aprender e a contribuir”, disse Gonçalves.

A Comissão Nacional ainda contou com a presença dos representantes do Ibama, Agência Nacional de Águas (ANA), Ministério da Educação, Senado Federal, Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, Instituto Ethos de Responsabilidade Social, Movimento Nacional de Pescadores (Monape), Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Povos Indígenas na COP 8, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), entre outros.