Fonte: www.adital.com.br

Consumo consciente, valorização do trabalhador, respeito pelas pessoas, organização. Até dezembro, estes valores estarão sendo pautados diariamente pela Agência de Notícias Frei Tito Para América Latina (Adital), dentro do projeto de Economia Solidária, empreendido pela agência com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Durante os próximos seis meses, a cada dia, uma nova experiência em economia solidária será mostrada pela agência através de matérias que buscarão experiências no Brasil e na América Latina.

A economia solidária é, hoje, uma das alternativas mais positivas à prática econômica vigente que, desde os seus primórdios, vem deixando rastros como o desemprego, a exploração do trabalho humano, a desigualdade social e a valorização do lucro. A prática solidária surge exatamente da luta e das ações de movimentos, organizações e grupos engajados no combate a estas conseqüências.

Em oposição à economia pautada na geração de riquezas, a economia solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar mercadorias. Ela é compreendida como um conjunto de atividades econômicas (produção, distribuição, consumo, poupança e crédito) organizadas e realizadas coletivamente por trabalhadores. A prática é regida pelos valores de autogestão, cooperação, respeito à natureza, promoção da dignidade e valorização do trabalho humano.

Além disso, os meios de produção de cada empreendimento e os bens ou serviços neles produzidos são de propriedade coletiva dos sócios, e todos eles trabalham no empreendimento. Sempre baseados na democracia, os trabalhadores realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, trocas, comércio justo, finanças e consumo solidários. Artesanato, flores, roupas, calçados, comidas. Um pouco de tudo sai das mãos dos trabalhadores solidários que, proporcional e justamente, dividem os ganhos das vendas de suas produções e, o melhor, são seus próprios patrões.

Experiências bem sucedidas em economia solidária podem ser encontradas em todos os estados do Brasil. Com o objetivo de divulgar e estimular a criação de novos empreendimentos, até dezembro, a Adital fará uma série de matérias mostrando algumas das experiências que já vêm mostrando resultados positivos e beneficiando milhares de trabalhadores.

As matérias sobre Economia Solidária são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).