Fonte: www.santamaria.rs.gov.br

Assim como os setores da cultura e da indústria, a economia solidária também deverá ter uma lei municipal de incentivo a área. Na tarde desta terça (3), o Prefeito em Exercício, Werner Rempel, acompanhado da Coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, Irmã Lourdes Dill, e representantes dos grupos do cooperativismo local, entregou pessoalmente ao Presidente do Legislativo, Vereador Isaias Romero, o projeto de lei que cria a Lei de Incentivo da Economia Solidária na cidade. O projeto prevê a criação de um fundo municipal de apoio ao cooperativismo e a criação do Conselho Municipal do setor e também do Programa Municipal de Apoio e Fomento à Economia Solidária.

Conforme o Diretor de Segurança Alimentar da Prefeitura, Luiz Fernando Chiapinotto, com a criação do programa, o setor do cooperativismo poderá ter recursos para financiamento de empreendimentos previstos no orçamento do municipal. “O programa poderá subsidiar os juros dos financiamentos obtidos pelos grupos”, explica Chiapinotto.

Para o Prefeito Werner Rempel, a lei é mais um instrumento de apoio a geração de trabalho e renda no nosso município. “A economia solidária é uma grande alternativa de vida para muitas famílias e nada mais justo do que o poder público apoiar com mais ênfase este setor”. O Secretário de Captação de Recursos, Ivo Cassol Junior, lembrou que o projeto foi construído em parceria pela Prefeitura e pelos trabalhadores. “Este projeto representa meses de discussão coletiva”, frisou.

A irmã Lourdes Dill também elogiou a proposta. “Com a lei, o apoio ao setor passa a ser uma política pública clara que independe de quem está no governo”, afirmou. O Presidente do Legislativo, Isaias do Amaral Romero, afirmou que a lei é justa e que a Câmara agilizará a apreciação do projeto. Os vereadores Dalmo Gilberto (PT), Ovídio Mayer (PTB), Líder do Governo, e Anita Costa Beber (PL) prestigiaram a entrega do projeto junto com os secretários de Assistência Social, Pedro Maboni, de Captação de Recursos, Ivo Cassol Junior, e de Comunicação Social, Tiago Machado, além de diretores gerais e funcionários da Prefeitura.