Fonte: www.mte.gov.br

Aconteceu no dia 29, às 19 horas, em Florianópolis (SC), a formatura da quarta turma do Plano Setorial de Qualificação Turismo e Hospitalidade da Região Sul (Planseq/Sul), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Participam do evento 250 formandos de 12 turmas dos cursos de informática, gestão hoteleira e de restaurantes, relações comerciais, vendas, teatro, gastronomia, espanhol e produções artísticas.

O Planseq Turismo e Hospitalidade é uma das ações do programa de formação sócio-profissional do Departamento de Qualificação (DEQ), do MTE, e tem como objetivo formar trabalhadores das regiões brasileiras onde o turismo exerce forte impacto na economia local, facilitando sua inserção no mercado de trabalho.

A Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha é a entidade parceira do MTE na capacitação dos trabalhadores. O programa – realizado em oito municípios dos três estados da Região Sul – já atendeu, até o momento, 565 trabalhadores. A próxima fase do Planseq Turismo e Hospitalidade será iniciada em julho, com a meta de capacitar mais 955 pessoas nos cursos profissionalizantes, totalizando 1.520 trabalhadores, em 55 turmas, até o final do ano.

Qualificação – Na semana passada, mais de 100 trabalhadores do Planseq Turismo e Hospitalidade das cidades de Caxias do Sul (RS) e Paranaguá (PR) receberam certificados de conclusão de curso nas áreas de informática e de gastronomia. A primeira formatura do Planseq Turismo e Hospitalidade aconteceu em maio, quando 120 trabalhadores do município de Santana do Livramento (RS) receberam certificados de conclusão de curso em língua espanhola e de informática.

O Planseq tem como objetivo preparar a mão-de-obra local a fim de ser absorvida pelo mercado, beneficiando tanto a população como a economia local. O programa é voltado para a população de baixa renda, com maior vulnerabilidade social, buscando atender trabalhadores jovens e adultos, empregados e desempregados, que não tiveram oportunidades de acesso à educação profissional e que possuam baixa escolaridade.

Além de turismo, já foram instalados Planseqs nas áreas metalúrgica e aeronáutica e para as trabalhadoras domésticas. Na área de petróleo, foi lançado o Planseq Petróleo e Gás Natural, para formar trabalhadores em ocupações de carpintaria, armador e pedreiro. Para participar dos cursos de formação do Planseq é necessário ter concluído o ensino fundamental, ter no mínimo 18 anos completos, estar desempregado e residir na região onde há a demanda por mão-de-obra.