Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Democratizar e ampliar a oferta de crédito a microempreendedores e colaborar com o crescimento dos pequenos negócios, reduzindo as desigualdades socioeconômicas regionais. Esse é o principal objetivo do convênio de cooperação geral firmado, nesta terça-feira (26), em Brasília, entre Sebrae e BB Banco Popular do Brasil S.A. O documento foi assinado pelo presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, e pelo presidente do banco, Robson Rocha.

Também participaram do evento o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, os diretores do Banco Popular Frederico de Queiroz Filho e Benilton Cunha, diretores do Banco do Brasil, representantes dos ministérios do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Social, além do superintendente e do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae em Mato Grosso, e a equipe da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae Nacional.

O convênio prevê o desenvolvimento de um programa de integração das microfinanças e do microcrédito dirigido às entidades que atuam no mercado de microcrédito produtivo orientado. Ao Sebrae, caberá capacitar e qualificar empresários e pessoal do banco, para sua melhor formação e aperfeiçoamento de práticas comerciais.

Para o presidente Okamotto, a parceria reforça a missão do Sebrae de assistir os empreenderores brasileiros, preparando-os, ampliando acesso ao crédito, mercados e tecnologia, gerando oportunidades de negócios aos que já estão no mercado e criando incentivos aos trabalhadores informais. “Vamos capacitar e orientar os tomadores desses recursos, principalmente, àqueles que estão na informalidade”, disse.

Entre as ações do banco, estão o acesso a linhas de crédito voltadas às Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), cooperativas de crédito, agências de fomento e sociedades de crédito ao microempreendedor. Também será de responsabilidade do Banco Popular a criação de produtos e serviços simplificados e desburocratizados ao atendimento das necessidades da população de baixa renda, especialmente de micro e pequenos empreendedores.

O diretor Carlos Alberto dos Santos acredita que o banco está vocacionado a cumprir este papel e destacou como um dos grandes produtos da entidade o seguro de vida popular, previsto nos serviços de microfinanças. “O desafio é juntar o que há de melhor e de mais avançado na tecnologia do sistema financeiro com o engajamento, conhecimento e dedicação dados pelas organizações do terceiro setor e criar oportunidades que auxiliem, incentivem e impulsionem a formalização”, declarou.

Na opinião do presidente do banco, Robson Rocha, “a sintonia entre o banco e o Sebrae é perfeita”. Segundo ele, a difusão das ações pelo País “mostra um alinhamento estratégico entre as entidades, o que contribui com o objetivo do banco de ser um instrumento de popularização das microfinanças”.

Criado em 2004, o Banco Popular do Brasil atua em 2,7 mil pontos de atendimento, em 1,3 mil municípios e possui cerca de 1,4 milhão de clientes. Os registros de operações de empréstimo giram em torno de R$ 370 milhões. Temos a responsabilidade de colocar em prática as intenções formalizadas nesta parceria e, efetivamente, contribuir para o avanço do trabalho das microfinanças no País”, afirmou o diretor de Negócios do Banco Popular, Frederico de Queiroz Filho.