Fonte: luizinho.45@hotmail.com

A Prefeitura de BH inaugurou no dia 25 de junho o Centro Público de Economia Solidária (CPES) que vai funcionar no Edifício Central (avenida dos Andradas, 367, 2º andar, na Praça da Estação). A solenidade contou com a presença do secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, professor Paul Singer. O Centro foi estruturado a partir da parceria entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho e Emprego. Durante a solenidade, o professor destacou a importância da criação dos centros em cidades como Belo Horizonte. “O primeiro benefício para a população é o de poder contar com um local específico para obter informações corretas sobre economia solidária , além do apoio para a comercialização de produtos, o que pode ser feito aqui mesmo” , destacou Singer. Atualmente, já são mais de 20 centros vinculados ao Governo Federal.

Espaço multifuncional, criado para agregar as diversas iniciativas no campo da economia solidária, o centro abriga e desenvolve um conjunto de atividades de articulação , formação e capacitação, tanto de organismos governamentais quanto de organizações não governamentais, que tenham por objetivo o fortalecimento e o fomento da economia solidária no município. Da mesma forma, o centro articula-se também com os programas e projetos que compõem as políticas sociais do município, com destaque para os de Transferência de Renda, Inclusão Produtiva, Qualificação Profissional, Saúde Mental e Educação de Jovens e Adultos.

À tarde, o prefeito Fernando Pimentel recebeu o secretário no gabinete. “Quero dar os parabéns ao prefeito, pois essa é uma ação conjunta da Prefeitura e da Secretaria que está dando muito certo, conseguindo atingir seus objetivos”, afirmou Singer.