Fonte: www.forumsocialdajuventude.com.br

O Fórum Social da Juventude do Mercosul foi lançado oficialmente em FlorianópolisSC com a presença de diversas entidades sociais, estudantis, ambientais, culturais, representantes parlamentares e poder público. O evento ocorreu dia 21 dejunho, às 14:30h, no Plenarinho da ALESC – Assembléia Legislativa de SC. Estiveram presentes as seguintes entidades e representantes: UNEGROSC – União Nacional de Negros, CUTSC, AASC-Assoc. de Artesãos de SC, LBVSC, Juventude do PPSSC, UCESC-União Catarinense de Estudantes, Escola de Samba Copa Lorde, Escola de Samba Consulado, Juventude Estadual do PDTSC,UFES-União Florianopolitana de Estudantes Secundaristas, Bancado do PTSC, Rede Brasileira de Artesanato, CASA-Centro de Assessoria à Adolescência, representantes dos Gabinetes dos Deputados Estaduais Sargento Soares(PDT), Pedro Uczai(PT), Padre Pedro(PT), Ana Paula Lima(PT), assessor político do Deputado Federal Cláudio Vignatti(PT).

O evento ocorreu dia 21junho, às 14:30h, no Plenarinho da ALESC – Assembléia Legislativa de SC. Estiveram presentes as seguintes entidades e representantes: UNEGROSC – União Nacional de Negros, CUTSC, AASC-Assoc. de Artesãos de SC, LBVSC, Juventude do PPSSC, UCESC-União Catarinense de Estudantes, Escola de Samba Copa Lorde, Escola de Samba Consulado, Juventude Estadual do PDTSC, UFES-União Florianopolitana de Estudantes Secundaristas, Bancado do PTSC, Rede Brasileira de Artesanato, CASA-Centro de Assessoria à Adolescência, representantes dos Gabinetes dos Deputados Estaduais Sargento Soares(PDT), Pedro Uczai(PT), Padre Pedro(PT), Ana Paula Lima(PT), assessor político do Deputado Federal Cláudio Vignatti(PT).

O professor Francisco Pereira (Secretário da SEPLAN) representou a Prefeitura de Florianópolis no evento, e a Vereadora Angela Albino (PCdoB) representou a Câmara de Vereadores da capital.

“O nosso sonho de realização do FSJM estamos construindo coletivamente. Desejamos que todas as entidades sociais, ambientais, comunitárias, estudantis de SC, do Brasil e Mercosul, possam colaborar ativamente na concretização deste projeto”, afirmou Luciano Dorneles, coordenador do Comitê Geral Ampliado de organização do evento.

“Vamos lutar juntos com o comitê organizador para que o FSJM seja bem realizado em Florianópolis, pois a capital só tem a ganhar com essa ação. Todos nós desejamos que o Fórum Social Mundial possa ser realizado no futuro na capital”, afirmou o representante da Prefeitura de Florianópolis, professor Francisco Pereira.

O estudante Thiago Morello, integrante da Legião da Boa Vontade (LBV/SC), afirmou que a iniciativa da realização do FSJM em SC é resultado da força de vontade dos jovens catarinenses e brasileiros, que ao longo dos anos estão buscando se integrar e aumentar a participação nos movimentos sociais. “Essa atitude mostra que os jovens têm seus ideais e buscam melhorar os valores humanos e sociais”.