Fonte: www.ultimosegundo.ig.com.br

A Federação francesa de prêt-à-porter feminino concedeu nesta quarta-feira o prêmio “Elan de la Mode” (Impulso da moda) a doze marcas “representativas da diversidade dos compromissos éticos no mundo da moda”, entre elas a empresa Veja Fair Trade que trabalha com matéria-prima brasileira, e Misericordia, do Peru.

A Veja Fair Trade já é um nome famoso na Europa, em particular devido ao sucesso de sua linha de calçados esportivos e suas roupas coloridas fabricados com borracha natural e algodão ecológico e pelo respeito às normas do chamado comércio justo.

A Federação reconhece com este prêmio o valor de “empresas que se comprometem com o desenvolvimento sustentável”, disse Cristina Owen-Jones, embaixadora de boa vontade da Unesco, destacando que “a vocação cidadã e o espírito empresarial não são incompatíveis”.

A lista dos premiados (empresas e estilistas) inclui: Armor-Lux, article.23, Ekyog, Idéo, KanaBeach, Katherine Pradeau, La Vie Devant Soie, Les Fées de Bengale, Misericordia, Sakina M’sa, Seyes e Veja.

É preciso “combater o preconceito de que uma empresa ética não é viável”, comentou a embaixadora.

O presidente da Federação francesa de prêt-à-porter, Jean-Piere Mocho, recordou que a Federação participa junto com a prefeitura de Paris de uma “reflexão sobre a magreza excessiva das modelos”, destacando que a moda deve representar “a festa e a alegria de viver”.