Fonte: jaime@caritasma.org.br

Aconteceu, no dia 05 de junho de 2007, a 1ª Feira de Economia Solidária em Bacabal. Reuniu artistas, artesãos e artesãs dos bairros Novo Bacabal, Alto do Assunção e Vila Madre Rosa, além de grupos da Pastoral da Criança (Projeto Vencer Juntos) de Bacabal e de Igarapé Grande, e da Associação dos Deficientes de Bacabal (Asdebal). A Feira foi articulada e apoiada pela Associação VAMOS! que promove o desenvolvimento solidário e o crescimento da Economia Soldaria na região. Contou também com a participação de uma representante do Fórum Estadual da Economia Solidária.

Na feira foram expostos e comercializados, entre outros produtos: roupas da marca nbXiq, comidas típicas e sucos da nbLanche, bijuteria e artesanato da marca nbArte, pinturas dos artistas da Asdebal, remédios caseiros e suplementos alimentares feitos pelos grupos da Pastoral da Criança, e macaxeira orgânica de um produtor da agricultura familiar. Tudo fruto da organização coletiva dos produtores, respeitando a natureza e gerando renda e cidadania para os grupos.

Quatorze (14) Empreendimentos de Economia Solidária (EES) receberam, das 08:00 às 16:00 horas, as visitações de várias pessoas do município que vieram comprar, informar-se e solidarizar-se com os grupos. Por ocasião foi feito um abaixo assinado, solicitando da Prefeitura Municipal um espaço permanente para a comercialização dos produtos artesanais locais, com participação dos EES.

A avaliação final da feira foi positiva, os produtos foram bem aceitos pela população e a imprensa local (tv) ajudou a divulgar a Economia Solidária. Os EES ficaram cansados ao final do evento, mas felizes e animados com a perspectiva de que esta feira poderá acontecer mensalmente, o que alavancará a comercialização dos EES. Outro objetivo alcançado pela feira foi mostrar que uma outra economia acontece – também em Bacabal.