Fonte: Agência Casa Brasil

Estimular o surgimento de empreendedores da economia solidária é um dos objetivos do Projeto Casa Brasil, destaca o coordenador regional do projeto Gabriel Marques, um dos participantes do Encontro de Cultura Colaborativa (ECCO), que terminou sexta (15) em Salvador.O objetivo do projeto é a formação e a capacitação das comunidades em tecnologia, com apoio à produção cultural local. Entre outras formas de estimular o empreendedorismo solidário, Marques citou as oficinas de reciclagem oferecidas nas unidades do Casa Brasil, em que os participantes do projeto recebem capacitação para recuperar computadores usados e reciclar materiais como garrafas PET.

Segundo o coordenador, esse aprendizado pode ser aproveitado para formar cooperativas que fazem artesanato e brinquedos de garrafas PET, por exemplo. “O Casa Brasil funciona como um berçário no fomento do surgimento de novos empreendimentos, em um comércio mais justo e, naturalmente, com a possibilidade de através da internet lançar isso para o mundo todo”, acrescentou. O coordenador é o responsável pelas quatro unidades do Casa Brasil situadas no estado da Bahia, das quais três ficam na periferia de Salvador e uma, no município de Valente.

No mês que vem, monitores do Projeto Casa Brasil, uma rede de inclusão digital, vão receber curso de capacitação em economia solidária. “Como esse conhecimento pode se multiplicar? Os monitores podem trazer outras pessoas às comunidades, jovens e pessoas desempregas, por exemplo”, diz Ary Moraes, que integra o Conselho Nacional de Economia Solidária. “A partir daí, podemos formar grupos de produção, cooperativas e associações de produção para gerar trabalho e renda”.

Para o coordenador do Movimento Promoção Social, Antonio Gomes da Conceição, a criação de projetos depende da comunidade. “Ela precisa acreditar realemnte no seu próprio projeto, criar alternativas e ter paciência para que ele se realize”.