Fonte: Boletim Informativo PPDLES n 09

O seminário “Mulher e economia solidária”, realizado de 8 a 10 de junho, em São José de Mipibu (RN), reuniu cerca de trinta trabalhadoras com o objetivo de debater a comercialização dos artigos feitos por elas. “São em geral artesãs, educadoras populares e produtoras da agricultura familiar”, explica Lidiane de Jesus, coordenadora do Projeto de Promoção do Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária (PPDLES) no estado.

Durante o evento, grupos de trabalho trocaram experiências e identificaram pontos em comum, como a dificuldade de fazer com que os produtos cheguem ao consumidor. De acordo com Lidiane, as discussões apontaram para a necessidade de se criar uma rede de empreendimentos. “Coma formação de uma rede de cooperação fica mais fácil acessar recursos de projetos voltados para a economia solidária e também conseguir empréstimos”, afirma.

A busca por um espaço permanente para a venda é outra meta das participantes do seminário. Nesse sentido, elas decidiram se organizar para buscar apoio junto à prefeitura e entidades locais. “Existe uma feira de agroecologia aqui no município que é realizada somente aos sábados. No resto da semana, as barracas ficam ociosas”, conta Lidiane, acrescentando que a idéia é utilizar a mesma estrutura para realizar uma feira de artesanato.

O encontro decidiu pela realização de um novo seminário, específico para discutir a constituição da rede de empreendimentos liderados por mulheres. O evento deve ocorrer de 20 a 22 de julho. “Será um momento reservado para a definição de metas, princípios e um regimento interno que oriente o funcionamento da rede, ressalta Lidiane”.

Além do PPDLES, participaram e apoiaram o seminário entidades como a Associação Zuzu Angel, Rede de Educação Cidadã – Talher, Fórum Potiguar de Economia Solidária (FPES), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater) e Centro de Cultura da Vila de Ponta Negra.