Fonte: Secretaria Executiva do FBES
As entidades e redes nacionais que compõem a Coordenação Nacional do FBES estarão reunidas em Brasília entre os dias 16 e 17 de junho. A proposta da reunião, conforme debate iniciado entre essas organizações durante a VII Reunião da Coordenação Nacional, é a elaboração de uma agenda de trabalho em comum, que venha a alimentar o processo de construção do projeto político da economia solidária no país com base na construção de redes e cadeias produtivas nos territórios. Estarão presentes na reunião Anteag, Ibase, Cáritas Brasileira, CONCRAB, Rede ITCP’s, Rede UNITRABALHO, ADS/CUT, IMS, FASE,UNISOL Brasil, UNICAFES, ECOSOL, ABCRED, RBSES, PACS e Rede de Gestores.
Proposta de pauta
1. Participação das organizações no processo de preparação da Plenária Nacional, em março de 2008: na mobilização nos estados e regiões, no processo de formação em torno dos quatro eixos e da perspectiva unificadora de um outro desenvolvimento.
2. Articulação em torno a agenda nacional da economia solidária: fundos solidários, lei do cooperativismo, rede de formadores, sistema brasileiro de comércio justo e solidário etc..
3. Construção e ampliação de perspectivas de trabalho conjunto entre as organizações, que não dependa de governo e que se traduza em projetos comuns. Cada vez mais fica claro que o ambiente do FBES nos coloca desafios que não podemos, nem tampouco, conseguimos enfrentar isoladamente. Além do que, no isolamento corremos o risco da captura pela dinâmica governamental ou pela nossas próprias dinâmicas institucionais.
4. Viabilizar no imediato a sustentabilidade da secretaria executiva do FBES.