Fonte: dimastav@hotmail.com

A Prefeitura Municipal de Santo André, através da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Regional – SDAR, abre inscrição para Empreendimentos ou Pré-Empreendimentos Coletivos do Município de Santo André interessados em participar de processo de seleção para as vagas de incubação. Esta chamada pública é para o período 2007/2008 e disponibiliza 20 (vinte) vagas para pré-incubação por um período de 03 (três) meses, e para 05 (cinco) vagas para empreendimentos ou pré-empreendimentos selecionados entre estes 20 (vinte), que continuarão no processo de incubação por mais 15 (quinze) meses.

O período de inscrição dos grupos é de 30/05/2007 a 29/06/2007, das 9 às 17 horas, nos seguintes locais: Departamento de Geração de Trabalho e Renda – Praça IV Centenário nº 1 – 7º andar – Sala 05 – Paço Municipal – Santo André. Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda – Av. Artur de Queirós nº 720 – Bairro Casa Branca – Santo André

Na Fase de Pré-Incubação, pretende-se difundir a cultura autogestionária, trabalhar os conceitos de economia solidária e empreendimento econômico solidário, elaborar pré-projeto, estudo de viabilidade econômica e identificar as de demandas de formação, qualificação, assistência e saúde dos empreendedores.

Na Fase de Incubação, buscar-se-á habilitar os participantes para gerar trabalho e renda por meio de empreendimentos econômicos solidários, prestando orientação técnica e tecnológica, com vistas à sua viabilização e sustentabilidade. Pretende-se também oferecer oportunidades, preparando os empreendimentos para inserção no mercado, além de estimular e orientar a organização de redes e cadeias produtivas e a integração dos empreendimentos com a comunidade através de estratégias de desenvolvimento local. Devem participar no processo seletivo empreendimentos ou pré-empreendimentos com, no mínimo, nove integrantes, maiores de 18 anos ou emancipados e majoritariamente sem grau de parentesco. A maioria dos integrantes deve residir em Santo André, onde também deverá se localizar a sede do empreendimento ou pré-empreendimento. Serão melhor pontuados, na seleção, os empreendimentos: – que façam parte de cadeia produtiva de têxtil/confecção, alimentação, construção civil, plástico transformado, arte e artesanato; – que façam parte das áreas de interesse social e de projetos de desenvolvimento local no município de Santo André; – articulados com a comunidade local; – que fazem parte de movimentos sociais, associações, fóruns; – que adotam processos decisórios participativos; – com tempo maior de funcionamento.

Para a Fase de Incubação, receberão melhor pontuação os empreendimentos com maior proporção de mulheres e negros e os que geram benefícios ao meio ambiente.

Cópia integral do Edital de Chamamento e seus respectivos anexos pode ser encontrada na página da Internet: www.santoandre.sp.gov.br/secretarias/desenvolvimentoeacaoregional

Quaisquer esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos pelos telefones (11) 4433-0736 ou 4433-0492, com Meire ou Laine.