Fonte: www.cliquesemiarido.org.br

Os municípios de Afogados da Ingazeira e Tabira, no Sertão do Pajeú, região semi-árida de Pernambuco, estão mobilizados para a 5º Semana do Meio Ambiente (Semeia), que começou no dia 28 de maio e se estende até 10 de junho. Com o tema “Agroecologia: alternativa ao aquecimento global”, as ações da Semeia envolvem comunidades escolares, famílias agricultoras, associações comunitárias, organizações da sociedade civil e governos.

A agroecologia é uma ciência que promove o desenvolvimento rural de maneira sustentável, ou seja, de forma a preservar o meio ambiente. “Durante a Semeia, vamos apresentar os benefícios que a agroecologia presta ao equilíbrio ambiental na medida em que incentiva o reflorestamento, a preservação dos recursos hídricos, faz uso de energias alternativas, não degrada o solo e utiliza biofertilizantes”, comenta Ita Porto, engenheira agrônoma e técnica do Programa de Apoio à Agricultura Familiar da ONG Diaconia. Ela foi responsável pela palestra “Como combater o aquecimento global”, que aconteceu no dia 1° de junho.

Completando a programação do município, alunos e professores de cerca de 15 escolas municipais, estaduais e particulares vão participar de passeatas, abraço simbólico ao rio Pajeú, distribuição de sacos de lixo para automóveis, plantio de mudas e palestras.

Feiras agroecológicas – Um dos destaques da Semana do Meio Ambiente será o lançamento da Feira Agroecológica de Tabira, no dia 6, no espaço onde já acontece a feira livre da cidade. No dia 9, é a vez dos moradores de Afogados da Ingazeira comemorarem o Dia do Meio Ambiente no espaço agroecológico da cidade. A programação dessas duas feiras prevê diversas atividades culturais como recital de poesia, teatro, dança e apresentação de artistas populares regionais, como poetas, repentistas e forrozeiros.

As feiras agroecológicas são realizadas desde 2001, no Sertão do Pajéu. Há cerca de dois anos, elas passaram a ser organizadas pela Associação Agroecólogica do Sertão do Pajeú (AASP), fundada em 2005. Atualmente, 42 famílias agricultoras residentes nos municípios de Afogados da Ingazeira, Tuparetama, São José do Egito, Carnaíba, Quixaba e Tabira são associadas à associação. Desse total, 36 famílias comercializam seus produtos nas feiras de Afogados, Tuparetama, São José do Egito e, a partir da próxima semana, em Tabira.

Aquecimento global – Outro ponto forte da programação da 5ª Semeia será a palestra com o professor e doutor da Universidade Federal da Paraíba, Daniel Duarte Pereira, sobre aquecimento global. Em Tabira, a palestra será realizada no dia 6, na Escola Estadual Arnaldo Alves Cavalcanti. Em Afogados da Ingazeira, ocorrerá no dia 8, no auditório da Cooperativa de Energia, Comunicação e Desenvolvimento do Alto Pajeú (Ceralpa).

A 5º Semeia é uma realização da Diaconia com patrocínio do Projeto Dom Hélder Câmara e da Agência de Cooperação Internacional Oxfam. O evento conta com o apoio da Associação Agroecológica Sertão do Pajeú, Casa Mulher do Nordeste, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Afogados da Ingazeira e de Tabira, Rotary Club, Loja Maçônica Arquitetos da Paz, Projeto Todo Mundo, Empresa Pernambucana de Estudos Agropecuários (IPA), Cooperativa de Energia, Comunicação e Desenvolvimento do Alto Pajeú (Ceralpa), Casa da Amizade, Escola Monsehor Antônio de Pádua, Escola Normal Estadual e Escola Municipal Francisca Lira; além de prefeituras.