Fonte:www.iica.org.br

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), por meio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável (Fórum DRS), realiza, no dia 19 de junho em Brasília, sua VII Jornada Temática de discussões.

O encontro aborda experiências do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério de Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) no âmbito da produção de Biocombustíveis e Agricultura Familiar no Brasil .

A VII Jornada acontece na sede da Representação do IICA no Brasil (RIB) à SHIS QI 03 Bloco F, Lote A, Centro Empresarial TerraCota, das 9h às 14h.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Fórum DRS: www.iicaforumdrs.org.br ou pelo número 2106-5417, falar com Patrícia Porto.

O IICA/FórumDRS prepara outras duas jornadas e um debate virtual sobre o tema, além de um estudo que pretende sistematizar experiências brasileiras bem sucedidas de desenvolvimento rural do Governo Federal, Universidades e Empresas de pesquisas.

Experiência bem sucedida Um exemplo de sucesso foi a criação do Selo Combustível Social, concedido pelo MDA a produtores de biodiesel comprometidos com a inclusão social e o desenvolvimento regional, impulsionados pela geração de emprego e de renda para agricultores familiares.

No Nordeste semi-árido, o produtor de biodiesel que desejar obter o Selo deve adquirir pelo menos 50% das matérias-primas necessárias a sua produção de biodiesel da agricultura familiar. Nas regiões Sudeste e Sul, o percentual mínimo é de 30%. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, 10%.