Fonte: www.fepambam.blogspot.com

“Queremos como povo debater o nosso futuro e de nossos filhos”

{mosimage}

Entre os dias 01 e 03 de junho aconteceu o Encontro dos Povos Indígenas que teve como tema “As conseqüências da Barragem de Belo Monte “XINGU” Morada de Deus”. Ao longo dos últimos 30 anos, os movimentos populares da Transamazônica e Xingu, como demonstração de força passaram a lutar pela sobrevivência do Rio Xingu, dos povos indígenas e ribeirinhos, que dele vivem e sobrevivem. Neste contexto faz-se necessário que mais uma vez os povos indígenas se reúnam para discutirem e defenderem seus direitos. Dentre os objetivos do encontro estão: articular os povos indígenas que deverão ser atingidos projeto de BELO MONTE direta ou indiretamente;favorecer o melhor conhecimento sobre o projeto e seus impactos em seus territórios; articular forças sociais para debater e buscar proposições e alternativas ao projeto; chamar atenção da opinião publica, governo para a questão indígena diante dos problemas de grandes projetos e sua incidência em áreas indígenas.

Metodologia do encontro:

Painel de exposição; Palestras com Facilitadores; Trabalhos em grupos; Mobilização popular. BELO MONTE: Destruição Anunciada.

Estamos vivendo uma ameaça à vida do nosso querido rio Xingu. Um projeto que poucos entendem e conhecem de fato suas conseqüências para nossas vidas. Constatamos que a ganância dos poderosos quer que tudo se transforme em dinheiro. Por isso o nosso Xingu é alvo dessa ganância, devido sua grandeza e beleza. Não importa a vida, pois em nome do progresso os responsáveis por esse projeto, a vida é o que menos importa, sobretudo a dos povos indígenas. Vamos gritar, vamos acudir o rio Xingu, onde vivem vários povos indígenas e ribeirinhos que dependem desse rio para viverem e que serão brutalmente atingidos por esse monstruoso projeto. “Não vamos entregar o que é nosso aos dragões. Pois nós só temos aqui para morar e viver”.