Fonte: www.msnoticias.com.br

A Prefeitura de Dourados, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, realizou na manhã desta quinta-feira (24) a 2ª etapa da oficina para lideranças multiplicadoras, no Centro de Referência em Assistência Social do Jardim Água Boa.

A oficina que acontece a cada dois meses, foi ministrada por Marcos Falco e discutiu o tema: “Como funciona a sociedade”. Participaram cerca de 26 lideranças com o objetivo de fortalecer e criar uma visão crítica entre as pessoas que estão a frente das ações dos bairros.

Segundo a superintendente da Economia Solidária, Maria Conceição Barbosa, desde o ínicio deste projeto, já houve mudanças nos bairros de Dourados. “Depois que começamos a desenvolver esse projeto percebemos que está havendo mais participação das coordenações dos bairros, pois eles estão cada vez mais organizados e dispostos a melhorar sua realidade”, explica Conceição. A oficina para lideranças multiplicadoras termina no mês de setembro.

Hoje 240 empreendedores fazem parte da Rede de Economia Solidária que desenvolve o cadastro dos empreendimentos, faz reuniões mensais de formação dos empreendedores, promove a exposição e comercialização dos produtos em feiras e na Loja Solidária. Além de promover a participação dos empreendedores em fóruns, seminários e conferências.

A Rede é uma organização civil e democrática de trabalhadores com a finalidade de gerar trabalho e renda, inclusão social e produtiva, desenvolvimento local sustentável a partir dos princípios básicos de cooperação, auto-gestão, solidariedade, ética, respeito às diferenças individuais, valorização do trabalhador e preservação do meio ambiente.