Fonte: www.avaleenossa.org.br e assembleiapopular@terra.com.br

A grande batalha dos movimentos sociais brasileiros no ano de 2007 será a realização do Plebiscito Popular pela Anulação do Leilão da Vale do Rio Doce. O valor da Vale, segundo estudiosos, é superior a 40 bilhões de reais, mas foi vendido, em 1997, durante o governo de FHC, por apenas 3,1 bilhões. Como se isso não bastasse, após a privatização, o lucro, somente do primeiro ano, foi de quase 10 bilhões de reais.

Diante de tantas irregularidades e da tamanha corrupção, em dezembro de 2005, o Tribunal Regional Federal, em Brasília, acatou uma ação judicial e reconheceu a nulidade da avaliação do valor da venda da Vale do Rio Doce, possibilitando a anulação do leilão. Daí o grande desafio posto para os movimentos sociais: reverter esse quadro e anular o leilão, já que há respaldo jurídico. O Presidente Lula, num dos debates da campanha eleitoral disse que foi um erro ter privatizado a Vale.

Deste então, militantes dos movimentos sociais, pastorais e centrais sindicais estão mobilizando, em todos os estados brasileiro, discussões, seminários e debates sobre o tema. O Plebiscito Popular se realizará na semana da pátria de 2007 e culminará com o 13º Grito dos Excluídos.

Está no site do FBES a síntese dos encaminhamentos práticos e organizativos para o plebicisto popular http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=496