Fonte:cristiane.bloise@contatusnet.com.br
A partir desta quarta-feira, dia 23, 1200 alunos, de 24 escolas municipais de Cariacica, participam de dinâmicas e atividades lúdicas com o objetivo de despertar a conscientização e a capacidade crítica das comunidades escolares acerca dos problemas socioambientais. As atividades serão realizadas até o dia 27, no estande da Belgo-Arcelor Brasil – Usina Grande Vitória, durante a 1ª Feira Ambiental de Cariacica, em frente à prefeitura do município, no trevo de Alto Lage.
A programação inclui o Circuito Ambiental, projeto da Fundação Belgo-Arcelor, que contempla ações como “Plantando o Futuro”, com conteúdo e práticas ambientais via internet; espetáculo teatral; Caravana Aprender com Você (visita, registro e acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos educadores) e as Oficinas Socioambientais, com experimentos e vivências em prol da sustentabilidade.
Nas Oficinas, os estudantes desenvolvem atividades e aprendem a importância de adquirir bons hábitos, contribuindo para a formação escolar e cidadã. Com uma estrutura de 320 metros quadrados e transporte próprio, as oficinas são divididas em sete estações temáticas com assuntos diversos como energia, água, valorização do corpo, resgate da auto-estima e trabalho cooperativo. Elas são apoiadas por teatro com bonecos, maquetes, objetos cenográficos, filme, equipamentos de multimídia, jogos, recursos técnicos e científicos, etc.
Alunos e visitantes se dividirão em grupos e farão o percurso para conhecer, experimentar e descobrir as vivências socioambientais. As estações temáticas são monitoradas por universitários treinados e recebem 150 alunos e 10 educadores a cada apresentação de duas horas. Cada estudante que participar da oficina será batizado de Agente Socioambiental e receberá um caderno para registrar a sua passagem. Os registros de informações permitirão que os estudantes façam consultas ao caderno durante e, principalmente, após as vivências dentro das estações. Os professores que acompanharem os alunos durante a visita também receberão o caderno do educador, com conteúdo especialmente preparado para auxiliar as atividades em sala de aula.
O projeto Circuito Ambiental integra também o concurso “Educadores pela Vida”, que visa estimular o processo pedagógico de construção de hábitos ambientalmente corretos e contribuir para o aprimoramento contínuo dos educadores. Na edição 2007, todos os educadores participantes do Concurso concorrerão, por meio de um sorteio, a uma viagem à Costa do Sauípe (BA), com acompanhante.
Desde 2005, o projeto Circuito Ambiental sensibilizou no Espírito Santo aproximadamente 100 mil alunos e mil educadores, por meio das suas atividades e da Oficina Socioambiental.
Mais informações para a imprensa: Cynthia Molina – Assessora de Comunicação Empresarial da Belgo-Arcelor Brasil – Usina Grande Vitória – (27) 3246-6252
Contatus Comunicação – Rita Diascanio e Cristiane Bloise – 3340 0144/ 3289-1100
Aira Ferreira – Coordenadora do Projeto Circuito Ambiental – Asas Produções (31) 3335-4252/ 8455-0191
Boa tarde!
Gostaria de mais detalhe do projeto.
Estamos pensando em aplicar junto a comunidade que fazemos trabalhos voluntários.