O Projecto “Uma Maré de Vida! Festa do Associativismo, participado pelo movimento associativo da freguesia de Corroios, decorrerá no largo fronteiro ao mercado municipal de Miratejo, no fim-de-semana de 26 e 27 de Maio de 2007, é uma iniciativa que pretende promover o convívio entre as várias organizações associativas e entre estas e a comunidade.

O trabalho desenvolvido pelas associações é muito importante para o desenvolvimento da população, quer na prática regular de actividade física, quer na vertente cultural ou outras, contribuído para a melhoria da qualidade de vida do cidadão a vários níveis.

Só uma pequena parte da nossa comunidade sabe o que cada associação faz e qual a contribuição que dá para a sociedade. Para contrariar esta tendência surgiu o Projecto “Uma Maré de Vida! – Festa do Associativismo, participado pelo movimento associativo da freguesia de Corroios, que decorrerá no largo fronteiro ao mercado municipal de Miratejo, no fim-de-semana de 26 e 27 de Maio de 2007. Trata-se de uma iniciativa que pretende: Promover o convívio entre as várias organizações associativas e entre estas e a comunidade onde estão inseridas; Dar relevo à componente social voluntária do movimento associativo e incentivar à participação no Associativismo; Apresentar as associações, bem como as actividades que as mesmas disponibilizam em prol da população; Relacionar as três temáticas associativismo/qualidade de vida e ambiente; Mostrar as capacidades de um espaço público e suas polivalências. Instituído de uma forma peculiar e inovadora para a dinamização do movimento associativo, a Festa conta com o apoio da Junta de Freguesia de Corroios e da Câmara Municipal do Seixal e reúne 22 associações de variada cariz associativa, nomeadamente a desportiva, a cultural, a recreativa e a da cidadania. O evento desenrola-se em três espaços; no logradouro do mercado (exterior), na sala de exposições e no auditório da Junta de Freguesia. No logradouro do mercado, em standes, estarão patentes materiais ilustrativos das actividades associativas.

Foram convidadas duas associações vizinhas que, pela especificidade da sua intervenção na sociedade, colocarão à venda os seus produtos biológicos e os da rede do comério justo.

Também é aqui que decorrerão as demonstrações desportivas, em espaço reservado para o efeito. No campo desportivo teremos oportunidade de ver classes de ginástica ritmica, de dança mix, de karaté, a esgrima, o ténis, o boccia, e a ginástica de manutenção, as ultimas três modalidades são abertas à participação da população. No domingo de manhã, decorrerá a “Feira da Reciclagem – Reciclar o que não queremos”, será essencialmente uma feira de trocas e vendas de objectos que já não utilizamos mas que podem fazer falta a outros. Para vender o que não quer, deverá contactar uma das associações presentes. No palco teremos, essencialmente, as actividades culturais e os espectáculos. Quis a organização guardar para o final da tarde, princípio da noite este tipo de actividades, por aqui vão passar grupos corais, de cavaquinhos, de percussão Afro Mandingue, dança hip hop, fados de Coimbra e de Lisboa, folclore e os cantores consagrados, Ana, Carrapatos, Benny Pascoal e Eduardo Sant’ Ana que graciosamente acederam ao nosso convite para engrandecerem a Festa. No Auditório da Junta decorrerão os colóquios, debates ou apresentações sobre os mais diversos temas; Poupar Energia, Melhorar o Ambiente; Cem anos de Escutismo; Alimentação Biológica, Preservar a Saúde; Pragmatismo do Movimento Associativo; Comércio Justo, uma nova economia. No domingo de manhã haverá um passeio pedestre “Pelas Quintas de Miratejo”, com prelecção do Prof Manuel Lima e um Ciclo Raid para os amantes da bicicleta. Ainda durante os dois dias surgirão entre os visitantes actuações espontâneas circense e o desenvolvimento de ateliers dirigidos à população em várias áreas que vão da informática às artes decorativas. Na Sala de Exposições decorrerá, de 25 de Maio a 21 de Junho, uma mostra colectiva de pintura, escultura e cerâmica proposta por artistas locais. A organização espera que a população corresponda e se inscreva nas actividades propostas. A sua participação é o nosso objectivo!

A Organização

PROGRAMA DA FESTA DO ASSOCIATIVISMO 26 e 27 de Maio de 2007 Largo do Mercado de Miratejo

Dia 26 de Maio (Sábado)

Espaço Desportivo

09,30 horas – Ginástica de Idosos (AURPIM) 10,00 horas – Ginástica Rítmica (Desp Miratejo) e (Centro Vale de Milhaços) 11,00 horas – Demonstrações de Boccia (NAS-APC) 15,00 horas – Dança Mix (Centro do Alto Moinho) 16,00 horas – Aula aberta de Karaté (Casa do Povo Corroios) 17,30 horas – AntiGravity (APESMM)

Stand Atelier

09,30 horas – Medição da tensão e glicose à população (Núcleo do Seixal da Cruz Vermelha) 12,30 horas – Cozinhar com o forno solar (Grupo Flamingo) 16,00 horas – Artes Decorativas (CASM)

Auditório

10,30 horas – Apresentação do Serviço Voluntário Europeu – Filme (RATO) 11,30 horas – Colóquio “Agricultura Biológica” (Biorege) 15,00 horas – Colóquio “Poupar Energia, melhorar o ambiente” (Prof. Luís Coelho, Grupo Flamingo) 16,00 horas – Encontro de Associações Juvenis (RATO) 17,30 horas – Apresentação do Filme “Associativismo Juvenil” (Move-a-Mente)

Palco (Espectáculo Nocturno) Início pelas 20,45 horas, termina pelas 24 horas Grupo Infantil “Baby Rock” Grupo Coral “Ventos e Marés” Grupo Coral “Cantar é Viver” (AURPIM) Tertúlia Coimbrã de Miratejo Benny Pascoal

Dia 27 de Maio (Domingo)

09,00 horas e durante toda a manhã no recinto Feira da Reciclagem Ciclo Raid (Escuteiros de Miratejo) Medição da tensão à população (Escuteiros de Miratejo) Jogos para Crianças dos 6 aos 10 anos (Escuteiros de Miratejo) Construções em Madeira (Escuteiros de Miratejo) 09,30 horas – Passeio Pedestre “As Quintas de Miratejo” com Prof. Manuel Lima (Grupo Flamingo) 15,00 horas – Sessão Solene 5º Aniversário do Grupo Flamingo

Espaço Desportivo 10,00 horas – Mini Ténis (Clube Brasileiro Rouxinol) 17,30 horas – Esgrima (Centro Vale de Milhaços)

Auditório

10,30 horas – Colóquio “Cem anos de Escutismo” (Escuteiros de Miratejo) 11,30 horas – Colóquio “Alimentação Biológica, Saúde Plena” (Escuteiros de Miratejo) 16,00 horas – Colóquio “Paradigma do Associativismo” com Artur Martins da CPCCRD (Grupo Flamingo) 17,00 horas – Colóquio “Comércio Justo, Novo Modelo Económico” (MódeVida)

Stand Atelier 10,00 horas – Atelier de Reciclagem destinado a crianças (Centro Social Paroquial de Miratejo) 16,00 horas – Atelier de Informática (RATO)

Palco

17,00 horas – BangBalan – Percussão Afro Mandingue (CASM) 18,00 horas – Rancho Folclórico (Centro Paroquial de Vale de MIlhaços) 19,00 horas – Canções com Bavia Dulabh (Comunidade Hindu) Danças Indianas com Hemangui e Paial (Comunidade Hindu) (Espectáculo Nocturno) Início pelas 20,45 horas, termina pelas 24 horas Fado Infantil Grupo Coral “Cantar é Viver” (AURPIM) Grupo de Cavaquinhos (Casa do Povo de Corroios) Grupo Dança Hip Hop Let’s Move Carrapatos Eduardo Sant’Ana Ana

Durante os dois dias haverá a exibição de actividades circenses pelo recinto a cargo da InMovimento.