Fonte:www.coepbrasil.org.br

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e entidades parceiras estão planejando a implantação do Centro Público de Economia Solidária (CPES), um Mercado do Produtor, que será instalado no bairro do Pici em Fortaleza. O CPES terá como finalidade possibilitar a comercialização direta com o consumidor dos produtos dos perímetros irrigados, dos assentamentos de reforma agrária e da rede de sócioeconomia solidária.

Com o objetivo de criar um Plano de Ação Estratégica para implantação e funcionamento do CPES, foi organizada uma reunião, no dia 27 de abril, que contou com a participação de representantes do Incra, Prefeitura de Fortaleza, Delegacia Regional do Trabalho, Rede Cearense de Sócioeconomia Solidária, Secretaria de Desenvolvimento Territorial, Universidade Federal do Ceará, Movimento dos Sem-Terra, Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Associação de Produtores, Banco do Nordeste e organizações comunitárias.

Para o diretor-geral do DNOCS Eudoro Santana, além de fortalecer a “economia solidária”, hoje um movimento mundial, a instalação do centro é uma estratégia simples para conter a interferência de atravessadores que aviltam os preços de compra aos produtores e encarecem os preços de venda aos consumidores. Entre os produtos que serão comercializados estão frutas, legumes, produtos alimentícios básicos, artesanato e outros oriundos dessas áreas rurais. O Plano de Ação Estratégica define o mês de outubro para inauguração do Mercado do Produtor. Até lá serão desenvolvidas ações como a definição de questões sobre cessão do espaço e assinatura do comodato; recebimento das instalações; acompanhamento e suporte ao plano de ação; formatação de um modelo de gestão; promoção de campanha de sensibilização e mobilização da comunidade e dos envolvidos no projeto; programação do evento de avaliação do plano de ação; programação da data exata da inauguração; definição do valor da taxa de manutenção do centro; e efetivação da realização da primeira feira no espaço. O empreendimento resulta de uma nova cultura no DNOCS: pôr à disposição da sociedade o patrimônio edificado e realizar trabalho articulado com instituições e entidades que objetivam o desenvolvimento sustentado. Fonte: DNOCS (www.dnocs.gov.br), com base em matéria publicada.