Fonte: ariadne@osdb.com.br

Será inaugurado dia 26 de maio em Contagem, Minas Gerais, um Centro de Referência da Economia Solidária. A iniciativa é da Obra Social Dom Bosco que possui iniciativas de inserção social e combate a desigualdade social. o Centro de Referência da Economia Solidária busca a inserção de pessoas no mundo do trabalho, mesclando cultura, educação e profissionalização, incentivando a formação de grupos econômicos solidários e assessorando os empreendimentos econômicos solidários já existentes, que muitas vezes deixam de existir ou não conseguem êxito porque lhes faltam formação, capacitação técnica para a melhoria de seus produtos e para a gestão coletiva de seus empreendimentos. À longo prazo o projeto prevê a integração entre as oficinas de reciclagem de papel e oficina de informática para a construção de uma gráfica editorial da economia solidária, a construção de um catálogo virtual para divulgação dos empreendimentos econômicos solidários e cartilhas voltadas para crianças e adolescentes divulgando os princípios da economia solidária.

Dentre os objetivos específicos, estão: promover formações sócio-educativas, tendo como público, jovens e adultos (homens e mulheres), enfatizando as formas de organização e princípios da economia solidária;capacitar pessoas para o exercício de sua cidadania;realizar capacitação profissional para jovens e adultos;contribuir para a estabilização e sustentabilidade de empreendimentos econômicos solidários (cooperativas e grupos solidários de trabalho);incentivar o consumo de produtos e a utilização de serviços prestados por empreendimentos econômicos solidários;contribuir para a inserção de pessoas no mundo do trabalho;sensibilizar as comunidades para o consumo consciente e a preservação da vida;propiciar as instituições que desenvolva projetos sociais, o conhecimento sobre a economia solidária para a formação do público que elas atendem e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas de economia solidária no município.

Atividades que serão desenvolvidos a partir de maio de 2007.

Dia 26 de maio – Inauguração do CRDB – Economia Solidária;

Oficina de Pintura – Dias: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira (turno da tarde) Público atendido: Mulheres da comunidade, priorizando mães de alunos(as) da Obra Social.

Oficina Reciclagem de papel – Dias: terça e quarta feira no turno da tarde Público atendido: adolescentes acima de 13 anos, atendidos pela OSDB.

Oficina de Informática – Dias: Segunda, terça, quarta, quinta e sexta feira (tarde) Público: Adolescentes do Projeto Agente Jovem que receberam formação em informática, na OSDB e assistidos da comunidade que estão desempregados e participam da oficina Informatizando a comunidade.

Oficina Espaço da Beleza (salão) – Dias: Segunda, terça, quarta, quinta e sexta feira (tarde) Público: Ex. alunos(as) da oficina Salão escola.

Oficina de fomento a grupos de alimentação – as datas serão definidas conforme a demanda. Público: empreendimentos econômicos solidários e pessoas da comunidade que queiram formar grupos de trabalho da economia solidária.