Fonte: http://computerworld.uol.com.br/governo/2007/05/16/idgnoticia.2007-05-16.9775514803

A Câmara dos Deputados realizou, no dia 24 de maio, audiência pública com o propósito de levar para o congresso a pauta da inclusão digital. A discussão também envolveu temas como democratização da comunicação, das rádios comunitárias e da economia solidária. O evento aconteceu na Sala da Comissão do Trabalho, no Anexo II da Câmara Federal. O evento foi aberto ao público em geral.

A audiência pública foi proposta na Câmara pelo deputado federal Eudes Xavier (PT/CE). Durante o Fórum Internacional de Software Livre (FISL), realizado na primeira quinzena de abril em Porto Alegre (RS), o deputado defendeu um debate mais intenso sobre esses temas no governo. Segundo ele, até o momento isso não acontece em virtude dos fortes lobbies da indústria.

O debate teve por objetivo estabelecer a ligação entre as políticas públicas de inclusão digital e as possibilidades de democratização da comunicação no Brasil, com o uso intenso da Internet pelas comunidades excluídas do acesso a mídia, para produção de conteúdo colaborativo que permita aos cidadãos terem outra fonte de referência, além da grande imprensa, para formar opinião. A Economia solidária entra na pauta para oferecer propostas de geração de trabalho e renda no modelo de negócios de software livre.