Fonte: Euclides Mance (mance@milenio.com.br)

Já encontra-se em funcionamento o site Solidarius http://www.solidarius.com.br. Trata-se de um espaço especialmente projetado para atividades de suporte à economia solidária. O resultado é um ambiente virtual que responde a diversas necessidades de pessoas, empreendimentos, redes, comunidades e governos no campo da economia solidária.

Nele é possível, por exemplo, elaborar-se planos de sustentabilidade econômica, ecológica e solidária de empreendimentos usando-se formulários simples e automatizados; divulgar ou localizar produtos, serviços, insumos e fornecedores; realizar atividades de comércio eletrônico; intercâmbios com moeda social; atividades de educação a distância e diagnósticos de cadeias produtivas, com diversas chaves de consulta, facilitando a promoção do desenvolvimento local.

Há também um banco público de projetos em que os usuários podem agregar novos perfis de empreendimentos, bem como tomar os projetos já existentes como referência inicial para desenhar novas iniciativas de economia solidária adequadas às diversas realidades locais.

O registro é gratuito e o acesso à maioria dos serviços também.