Fonte: Correio UNICAFES, n. 53

A comitiva brasileira, em missão à Europa tem dois representantes da Central Cre$ol Baser e cumpre agenda diária de reuniões e visitas. O objetivo do grupo é fortalecer as parcerias e trazer novas experiências para o cooperativismo da agricultura familiar no Brasil.

No dia 3/5, o principal evento foi um seminário de micro finanças na Bélgica. O assessor da Cre$ol Adriano Michelon, diretamente da Europa, diz que o sistema Cre$ol chama a atenção de outros países devido à autonomia e à pulverização do créditos na área da agricultura.

Na sexta-feira, dia 4/5, o grupo separou-se, indo parte para a Alemanha e parte em visita a uma cooperativa agroindustrial de queijo. “É impressionante o alto grau de tecnologia no processamento do leite”, relata Michelon. No final da tarde, a reunião com a equipe do Trias (ONG belga parceira no Programa de Inclusão Social) foi de avaliação da agenda na Bélgica e planejamento para os próximos anos.

No sábado, os brasileiros estiveram na Itália. Em Roma, na segunda-feira, dia 7, o encontro foi com representantes da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), particularmente com o departamento que atua com micro-finanças rurais. Ainda neste dia, na parte da tarde, a reunião com o FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola) tratou de temas de apoio ao cooperativismo.

Na quarta-feira, dia 9 de maio, a comitiva composta pelos representantes da Central Cre$ol Baser, o presidente, Vanderley Ziger e o assessor, Adriano Michelon, o cooperante Jaap Van Doorn, do Trias (ONG belga parceira no Programa de Inclusão Social), o presidente da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) Nacional, José Paulo Ferreira e também o presidente da Unicafes Paraná, Ademir Dalazen vai até Florença, onde dialoga com a UNACOOP (União das Cooperativas Italianas).