Fonte: forumsulmineiroeps@gmail.com

A cidade de Pouso Alegre estará sediando de 5 a 8 de julho próximo (data a confirmar) o II Encontro Sul Mineiro de Economia Solidária. A Economia Solidária, corresponde a um conjunto de atividades econômicas – de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito – organizadas de forma de autogestão, isto é, a propriedade é coletiva, não existe empregados e nem patrão, onde o exemplo mais disseminado são as cooperativas de produção. O evento pretende reunir os empreendimentos da economia solidária da região do Sul de Minas. Um levantamento da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, estimou a existência de centenas de cooperativas e associações de produção tanto na cidade quanto no meio rural na região.

Esses empreendimentos estarão sendo mobilizados a participarem do encontro onde acontecerá também a 1a. Feria Sul Mineira de Economia Solidária, quando os artesãos, cooperativas de produção de alimentos, associação de agricultores e prestadores de serviços estarão expondo e comercializando os seus produtos e/ou serviços. No encontro também estará sendo debatido a a Lei Estadual de Economia Solidária, promulgada pelo Governador Aécio Neves, mais que ainda não foi regulamentada. O evento também proporcionará ainda a realização de inúmeras oficinas de capacitação dos gestores dos empreendimentos de economia solidária desde a elaboração de um plano de negócio, a calcular o preço do produto a estratégias de comercialização.

A primeira reunião preparativa do encontro e da feira estará acontecendo nesta quarta-feira, dia 25 de abril, as 19:30h, na sede da OnG Sapucai, Rua Pedro Lúcio de Andrade,165 Bairro Jardim Olimpio. A iniciativa é do Fórum Sul Mineiro de Economia Solidária que pretende reunir as ONG’s, a Prefeitura, as Universidades, Sindicatos, As Cooperativas e Associações de Produção, As lideranças políticas e comunitárias do município de Pouso Alegre e demais interessados para apresentar a proposta do evento e pedir o apoio na sua organização.