Fonte: http://www.jornalpequeno.com.br/2007/5/8/Pagina55721.htm

Mais de 200 pessoas debateram alternativas ao trabalho escravo em Vargem Grande, no dia 05/ maio

Superando todas as expectativas da organização, mais de 200 pessoas – de quatro municípios (Vargem Grande, Presidente Vargas, Nina Rodrigues e São Luís) – estiveram presentes ao Seminário “Economia Solidária combatendo o trabalho escravo no Baixo Parnaíba”, realizado no sábado, 5, em Vargem Grande/MA.

Organizado pela Cáritas Brasileira Regional Maranhão, o seminário teve um bom nível de discussão, não ficando restrito apenas ao combate ao trabalho escravo em si; foram debatidas alternativas e diversos temas foram levantados, como por exemplo, o trabalho desenvolvido pela Cáritas por meio do Projeto Trilhas de Liberdade em comunidades como Vila Ribeiro e Riacho do Mel (ambas em Vargem Grande), o fortalecimento da Rede Mandioca (articulação de associações e cooperativas em torno da cultura da mandioca no Estado) e dos empreendimentos e atividades de economia popular solidária na região.

Jaime Conrado, assessor técnico da Cáritas, tornou pública a realização da I Feira Regional de Economia Solidária, em Vargem Grande, em julho. A secretária de Estado de Trabalho e Economia Solidária, Terezinha Fernandes, debatedora presente ao seminário, colocou a Secretaria à disposição; a agenda será discutida em breve, para um trabalho conjunto.

Participaram ainda das atividades, Bira do Pindaré (assessor especial do governo do Maranhão, secretário executivo do Forem), Allan Kardec Ayres Ferreira (delegado regional do Trabalho, auditor fiscal do Trabalho), Sálvio Dino (secretário extraordinário de Estado de Direitos Humanos), Lucineth Machado, Ricarte Almeida Santos (da Cáritas Brasileira) e Lena Machado (idem), que animou a platéia com música, em momentos culturais da atividade.

A Cáritas Brasileira Regional Maranhão está preparando relatório dos debates, que será disponibilizado ao público em breve.