Fonte: Fonte: Rondonoticias

O Governo do Estado está valorizando a cadeia produtiva do artesanato. A informação foi prestada pela primeira–dama do Estado e presidente de honra da Uveron – União dos Voluntários de Rondônia -, Ivone Cassol, durante o lançamento em Rondônia do Plano Setorial de Qualificação Social e Profissional em Economia Solidária – PLASEQ.

Esse plano, segundo ela, tem o objetivo de promover a qualificação social e profissional de trabalhadores em vários estados, contando com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Orçamento Geral da União e com a contrapartida de instituições parceiras, podendo ser governamentais e não – governamentais.

Apesar de ter sido lançado em Rondônia na manhã do dia 03/maio durante solenidade no auditório do Shopping Cidadão com a presença de representantes das regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro Oeste, o PLASEQ já beneficiava artesões rondonienses, por meio da Cooperativa Açaí que reúne sessenta cooperados, tanto de Porto Velho como de comunidades ribeirinhas, quilombolas e extrativistas.

De acordo com a presidente da Cooperativa Açaí, Maria Dalvani de Souza, a entidade foi atendida pelo plano porque participa da Justa Trama Fibra Ecológica, marca de Cadeia Ecológica do Algodão Solidário, da qual participam trabalhadores organizados que integram empreendimentos da Economia Solidária. “São homens e mulheres agricultores, coletores de sementes, fiadores, tecedores e costureiras”, esclareceu ela.

Questionada sobre o papel do Governo do Estado no incentivo aos artesões, a presidente da cooperativa Açaí destacou a participação da primeira – dama Ivone Cassol, fundadora da Uveron – entidade que está apoiando vários setores da sociedade. “É muito importante à participação do Governo do Estado para ajudar o fortalecimento do artesanato”, reconheceu Dalvani.