Acessado em AS-PTA (livredetransgenicos@aspta.org.br)

De acordo com estimativas fornecidas por analistas de indústria da Context Network, o valor do mercado de sementes comerciais em 2006 foi da ordem de US$ 22,9 bilhões (incluindo sementes compradas de programas públicos de melhoramento genético).

Há apenas dois anos, a ONG ETC Group relatou que as dez maiores empresas controlavam 49% do mercado mundial. Em 1996 — uma década atrás — as dez maiores companhias sementeiras detinham 37% do mercado mundial — e a Monsanto sequer aparecia na lista.

A concentração do mercado entre as companhias sementeiras é ainda maior quando se olha para o mercado de sementes protegidas por direitos de melhorista (o que vulgarmente chamamos “sementes patenteadas”). De acordo com o Context Network, o valor do mercado global de sementes protegidas foi da ordem de US$ 19,6 bilhões em 2006.

Em 2006, as 10 maiores empresas detinham 64% do mercado global de sementes protegidas — sendo que a Monsanto (a maior empresa de sementes do mundo) detém mais de um quinto deste mercado. As 3 maiores companhias — Monsanto, Dupont e Syngenta — detêm 44% deste mercado, e as 4 maiores companhias detêm quase a metade (49%).

Fonte: ETC Group, 30/042007. http://www.etcgroup.org/en/materials/publications.html?pub_id=615 Para maiores informações, você pode baixar o documento “World’s Top 10 Seed Companies”, em formato PDF (133 KB), no mesmo endereço.