Fonte: http://dn.sapo.pt/2007/05/12/sociedade/comercio_justo_intermediarios.html

Luiz Sales, natural do Paraná, Brasil, 39 anos, casado, dois filhos, pertence ao Movimento Sem Terra (MST) e ocupou um terreno (18 hectares), como toda a sua família (pais e seis irmãos). Está em Portugal para participar no Fórum de Comércio Justo, iniciado ontem e que irá decorrer até domingo no Jardim da Estrela, em Lisboa. O lema dos organiza-dores é: “Pagar o real valor dos produtos e sem intermediários.”

“A vida dos brasileiros é muito difícil. O MST tem 13 mil famílias “assentadas” [os sem-terra que ocuparam terrenos] no Paraná e mais oito mil famílias acampadas que ainda não foram beneficiadas pela reforma agrária. Retiramos as pessoas da exploração do latifundiário para que consigam viver numa sociedade melhor, dando-lhes melhores condições, educação, saúde e formação. O comércio justo faz parte da ideologia do movimento”, explica Luiz Sales, responsável pela produção de chá de erva-mate da Cooperativa Central da Reforma Agrária do Paraná (CCA).

A CCA presta acompanhamento técnico e comercializa os produtos dos “assentados” e dos pequenos agricultores. “As pessoas sabem que não são exploradas. Podem conseguir um rendimento mensal de mil reais (cerca de 360 euros), o que é três vezes mais do que ganhariam como empregados”, diz Luiz Sales.

O MST foi criado em 1984 e tem 300 mil famílias colocadas e mais 600 mil à espera. Há uma taxa de 10% de desistências, sobretudo urbanos que não se adaptam à vida do campo.

O Fórum é organizado pela Cores do Globo e é o culminar do projecto “Consumo responsável em Portugal, escolha ética para um futuro sustentável”. A associação tem uma loja de comércio justo em Lisboa (há 11 em Portugal). Um local onde tudo se vende, já que não estão preocupados com o tipo de artigos, mas com a forma como são adquiridos. Sandra Oliveira, voluntária, garante que os artigos não são mais caros e que os da agricultura biológica até são mais baratos que nas lojas da especialidade. O consumidor português é que ainda não aderiu.