Fonte: http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=214488

A Prefeitura de Cuiabá, Secretaria da Cultura e o Governo Federal implantam na quarta-feira, às 9 horas, a Casa Brasil – unidade Cuiabá -, instalada no Espaço Cultural Silva Freire, no Coxipó. Na ocasião, serão lançados também o livro de Redação e Ladainhas e o edital da segunda edição do concurso de redação: “Combatendo o Racismo, Construindo a Paz”. Participam da cerimônia, o prefeito Wilson Santos, a vice-prefeita Jacy Proença, o secretário da cultura de Cuiabá, Mario Olimpio, o coordenador nacional do Casa Brasil em Mato Grosso, Antonio Teixeira, e entidades culturais.

O Casa Brasil é um projeto do Governo Federal que tem como principal objetivo reduzir a desigualdade social em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), levando para esses locais um espaço que privilegia a formação e a capacitação em tecnologia aliada à cultura, arte e participação popular, com apoio à produção cultural local. O Casa Brasil s upera os conceitos de inclusão digital, não levando somente computadores e conectividade.

O projeto permite que a comunidade se aproprie da sua unidade, transformando-a em um espelho cultural do local em que foi implementada, concedendo também aos cidadãos a liberdade de decidir, via conselho gestor, os rumos das atividades que são oferecidas aos freqüentadores. “É um projeto que vai além do caráter de inclusão digital, é também de pesquisa do CNPQ, que avaliará a melhoria da qualidade de vida de quem participa”, informou José Augusto da Costa Carvalho, da Coordenação Nacional Casa Brasil, acrescentado que a partir dessa iniciativa criam-se parâmetros para os demais projetos de inclusão. “Cuiabá tem um diferencial, como tem a parceria estratégica da Secretaria da Cultura de Cuiabá, pretende ser destaque pela produção cultural no Brasil”, completou José Augusto. Até final do ano serão implantadas 90 unidades em todo o país.

Segundo o secretário da Cultura, Mario Olimpio, é preciso que a comunidade saiba que a Casa Brasil unidade Cuiabá é dela e sua participação é fundamental. “É um espaço democrático em que a composição do conselho gestor já demonstra que a vontade da comunidade é que prevalece. Dos nove componentes titulares, seis vagas são destinadas para a comunidade, uma para bolsista e duas para o proponente e parceiro estratégico, no caso, a Secretaria da Cultura de Cuiabá”, comentou Mario Olimpio.

A unidade será coordenada por uma equipe de bolsistas escolhida num processo que envolveu provas e entrevistas. A coordenação da Unidade fica por conta do multimídia Eduardo Ferreira; Elaine Santos é a Coordenadora do Telecentro, Anselmo Parabá Técnico do Estúdio Multimídia. Criado em 2005, O Casa Brasil surgiu como um espaço comunitário, de uso gratuito e acesso irrestrito, para promover a inserção tecnológica, a divulgação da ciência, cultura e arte, possibilitando a ampliação da cidadania por meio da democratização das comunicações, compartilhamento de conhecimento, respeito à diversidade e desmistificação das tecnologias. ” As diferenças não fazem a menor diferença. Somos todos brasileiros”, defende José Augusto.

As principais linhas de ação do projeto são: comunicação comunitária, governo eletrônico, educação ambiental, economia solidária, cultura livre/software livre, cultura local, direitos humanos, conhecimento livre, alfabetização e leitura.

As unidades do Casa Brasil agregam telecentro, sala de leitura, auditório, estúdio multimídia e laboratório de meta-reciclagem e de informática. No telecentro, estão em fase de instalação 20 computadores, dos quais 15 serão destinados a ensino à distância, e cinco para acesso livre, em que a comunidade poderá fazer pesquisa, trabalho escolar. “O intuito é estimular o conhecimento, mostrar sites, programas que promovam o conhecimento”, destacou o Coordenador Nacional Casa Brasil em Mato Grosso, Antonio Teixeira.

Os bolsistas podem propor oficinas, ações constantes, e a comunidade também pode sugerir atividades. É um espaço aberto a novas idéias, ações de voluntariado. A intenção é que com o tempo, o projeto seja conduzido pela comunidade. A sala de leitura recebeu mil títulos do Ministério da Educação e será um espaço para estimulação do hábito da leitura, em que a poesia, o teatro serão instrumentos de conquistas de novos leitores. Já o laboratório de Meta-Reciclagem tem como objetivo propor o início de um trabalho a partir da reciclagem de si mesmo. “Serão desenvolvidas oficinas de reciclagem desde papel a peças de computadores, vamos dar utilidade para as peças descartadas, desmistificar o computador”, adiantou José Augusto, ressaltando que em algumas unidades placas mães foram reaproveitadas em bijouterias, chaveiros, um exemplo da economia solidária.

O Estúdio Multimídia e o auditório serão implantados em alguns meses, pois seus equipamentos estão em processo de licitação, mas a previsão é de que em pouco tempo os dois módulos estejam em pleno funcionamento. “Um dos objetivos é fazer a comunidade se enxergar, se entender e apropriar da tecnologia para descobrir seus talentos”, comentou José Augusto, citando exemplos de comunidades que fizeram documentários sobre suas realidades, resultando num trabalho primoroso. As produções serão disponibilizadas num grande portal na internet. Já a rádio comunitária será desenvolvida em parceria com a rádio comunitária FM CPA.

“A parceria é fundamental para o projeto”, destacou Antonio Teixeira. Entre os parceiros, a Cufa, A Fabrika, Instituto Mandala, Fórum da Economia Solidária, Movimento Negro.

Outras informações: 3025-7490