Fonte: Agência Brasil, por André Deak

Fechar a torneira enquanto escova os dentes, apagar a luz em cômodos vazios, comprar produtos sem agrotóxicos ou reciclados e reutilizar embalagens são atitudes que se tornam cada vez mais comuns. O consumo consciente dos recursos do planeta e a escolha de produtos de empresas que não prejudicam o meio ambiente e que respeitam direitos trabalhistas, aos poucos, chega também ao Brasil.

A Agência Brasil, em parceria com o Departamento de Telejornalismo da Radiobrás, produziu uma reportagem multimídia sobre o consumo consciente. Foram ouvidos consumidores, pesquisadores, representantes de Organizações Não-Governamentais (ONGs), publicitários e o secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer.

Muitos entrevistados, entre eles a pesquisadora Marta Caputo, dizem que a melhor forma para o consumidor escolher produtos de forma responsável é realizar pesquisas sobre a marca. A internet, diz ela, é uma boa fonte de informações. “Mas, muitas vezes, não é confiável, então é importante entrar em contato com a empresa para ouvir o que ela tem a dizer”, explica.

Para simular a atitude de um consumidor consciente, a Agência Brasil fez o exercício de pesquisar algumas dezenas de marcas e produtos na rede para verificar se as empresas fabricantes praticam a responsabilidade socioambiental. Diversas ONGs acusam empresas de desrespeitarem direitos trabalhistas, utilizarem trabalho escravo em sua cadeia de produção ou venderem alimentos transgênicos. A reportagem entrou em contato com cada empresa para verificar as alegações, e a lista com o resultado da apuração faz parte da reportagem multimídia.

Uma novidade da reportagem é a possibilidade de interagir com os vídeos apresentados. O usuário poderá, em determinados momentos, clicar na tela e ter acesso a mais informações sobre aquilo que está vendo.

A reportagem multimídia pode ser acessada em http://www.agenciabrasil.gov.br/grandes-reportagens/2007/04/20/grande_reportagem.2007-04-20.3395157567/view. É preciso ter instalado o programa gratuito Adobe Flash Player, que pode ser instalado aqui.